TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Augusto Comte

Trabalho Escolar: Augusto Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Segundo o Prof. Luiz Alves Filho, as Ciências Sociais necessitam de metodologias das quais o cientista ou o estudioso as utiliza ao observar os fenômenos ou fatos sociais, produzindo conhecimento científico e trazendo luz às dúvidas pertinentes do cotidiano. Tais métodos são a Sociologia Política, Ciência Política, Filosofia Política e Historiografia ou História dos fatos Políticos. Defina cada um dos métodos, delimitando respectivamente as suas áreas de atuação.

2 – Defina Senso Comum. Quais as características do Senso comum?

De acordo com o site Wikipédia senso comum é: a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.

As características do senso comum são : Subjetivos, Qualitativos, Heterogêneos e Individualizadores.

3 – Defina Atitude científica. Quais as características da atitude científica?

O site caosmose.net diz que atitude cientifica é a atitude de avaliação, comparação ou experimentação que permite as pessoas verificarem se as verdades correspondem à realidade, é a atitude de que possui o conhecimento cientifico ou deseja utilizá-lo. Opera por objetividade, quantitatividade e homogeneidade, é investigativa e diferenciadora.

As características são: Quantitativo, Objetivo, Homogêneo e Generalizador.

4 – Em que pressupostos teóricos Augusto Comte funda a Física Social, mais tarde chamada de Sociologia?

(Trecho retirado de um texto no site ebah.com.br)

Em que pese o termo Sociologie tenha sido criado por Auguste Comte (em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a História, a Psicologia e a Economia. (...) Em Comte, seu esquema sociológico era tipicamente positivista, (corrente que teve grande força no século XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os "remédios" para os problemas de ordem social.

5 – Augusto Comte sistematiza a atividade humana historicamente em 03 estágios “evolutivos”. Sabemos que estes são: Teológico, Metafísico e Positivo. Defina cada um deles.

Esta informação foi retirada de acordo com o texto do site infoescola.com

Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplismente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:

- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.

- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.

- Moneísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.

Metafísico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com