TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Exercicio

Trabalho Universitário: Sociologia Exercicio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  5.269 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade para as aulas 19 e 20

Em trio, responder e entregar as questões abaixo:

Compreensão do texto

1) Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?

O objetivo era que a Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade e encontrar soluções para vida social, comparar.

2) Como o texto descreve fato social, segundo a visão de Durkheim?

Se descreve em coerção que é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. A Exterioridade que são os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo e por fim a generalidade é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo.

3) Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

Acho que o passo mais importante que ele deve seguir é o de tratar o fato social como “coisa”, se submetendo a questionamentos para verificar a sua validade como fato social, acho também que ele deve deve se afastar da subjetividade, se enfocando com objetividade do fato, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.

4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

A origem de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno. E a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.

5) Durkheim em As regras do método sociológico afirma:

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”

Que características da escola positiva podemos encontrar nesse texto?

Durkheim era positivista procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.

6) Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim em As regras do método sociológico afirma:

“O sentimento é objeto da ciência, não é crítico de verdade cientifica”.

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.

7) Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração entre os indivíduos à sociedade. Vocês concordam com essa posição? Argumentem.

Não só para Durkheim mas para muitos outros estudiosos, entre eles Rousseau, também atribuíram a educação um papel relevante na integração do indivíduo à sociedade, pois cabe a educação a tarefa de passar valores culturais e éticos necessários para a manutenção da normalidade (ordem) social.

8) Durkheim considerava a generalidade essencial ao fato social. Exemplifique.

Fila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com