TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Geral E Jurídica

Casos: Sociologia Geral E Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  4.060 Palavras (17 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

CURSO DE DIREITO

SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA

Prof. MS. José Ernani de Almeida

Adriel Favaretto – RA 1001791219 (adriel.favaretto@hotmail.com)

Anderson Stefani – RA 1001784024 (guitarranderson@hotmail.com)

Andressa Bernardelli – RA 1054020503 (andi-bernardelli@hotmail.com)

Silvio Tadeu Fossatti – RA 1033940557 (silviotdfossa@yahoo.com.br)

Passo Fundo

2010

SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA

PROF. MS José Ernani de Almeida

1) Comente os fatores responsáveis pelo surgimento da Sociologia.

Os fatores que deram origem a Sociologia foram históricos, sócio-culturais e intelectuais. Os fatores históricos foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. A Revolução Francesa foi causada por uma forte crise na agricultura e economia, pela injustiça social que favorecia o clero e os nobres e também pelo surgimento do Iluminismo que pregava a liberdade, a igualdade e a fraternidade. A conseqüência foi o fim do absolutismo, a burguesia assume o poder, a propriedade privada passa a ser direito intocável, surge o direito a educação pública e gratuita, a separação entre a Igreja e o Estado, a criação do casamento civil e o surgimento da cidadania. Também a Revolução Industrial foi importante pelo aparecimento do proletariado e o papel histórico que viria a desempenhar na sociedade capitalista. Outro fator foi o surgimento da sociedade urbano industrial que causaria varias transformações na sociedade, tanto econômicas quanto sociais.

Os fatores sócios culturais foram a Racionalização que trata do uso da razão instrumental na ação humana não levando em conta os elementos de natureza pessoal, afetiva e emocional, e a Secularização que diz respeito à substituição das explicações de caráter mágico ou religioso por aquelas de natureza racional, técnica e cientifica o que ocasionou a separação entre Estado e Igreja.

Paralelo a esses fatores, surge à evolução intelectual havendo passagem da concepção teocêntrica da realidade para uma concepção antropocêntrica onde a sociedade passa de um sistema feudal para um capitalista. Trata-se de modificações nas formas de pensamento, aonde o mesmo vai renunciando a uma visão sobrenatural para explicar os fatos substituindo por uma indagação racional.

Todos estes fatores influenciaram no surgimento da Sociologia como uma resposta para o novo desafio da humanidade: de como manter os grupos sociais unidos e como evitar a desintegração social.

2) Por que a Sociologia é entendida como uma das manifestações do pensamento moderno?

É considerada como manifestação do pensamento moderno por ser uma ciência que surgiu posteriormente à constituição das ciências naturais e sociais. É uma ciência da sociedade, que estuda os fenômenos sociais pelo método das análises sociais, mesmo que nem todo acontecimento dentro de uma sociedade é de natureza social, portanto não toma como objeto o indivíduo, somente quando o mesmo afeta os demais constituindo um fato social. Também se pode afirmar que a Sociologia captou com objetividade e racionalidade os problemas da sociedade moderna.

3) Qual foi o significado da Revolução Industrial para a Sociologia?

Assim como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial mudou completamente o rumo que a sociedade estava tomando na época, pois representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver com o crescimento urbano desordenado e sem estrutura, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência e a formação do proletariado e da burguesia. Essas novas existências vão paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e cientifico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum. O resultado social da industrialização é muito claro. A mudança de uma sociedade rural para urbana, industrial e comercial foi revolucionária, pois acentuou a distinção entre a classe média (burguesia) e a classe trabalhadora (o proletariado), ocasionando muitas mudanças sociais e a sociologia constituiu uma resposta intelectual às novas situações colocadas, aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas.

4) Comente os movimentos que deram origem a Modernidade.

Foram quatro grandes movimentos históricos entre os séculos XV-XVI: a) no plano econômico, o capitalismo comercial impulsionado pelas grandes descobertas territoriais com o mercantilismo e ampliação de novos mercados; b) no plano político, o absolutismo, nascido de uma necessidade de centralização política e unificação territorial do Estado caracterizado por uma lei, uma moeda, um exercito, um território e uma língua; c) no plano religioso, a Reforma Protestante que aconteceu pelos abusos da igreja católica, preparando o comportamento do homem moderno, e d) no plano filosófico, o racionalismo moderno, em que tudo passa a ser explicado através da ciência abrindo campo para a interpretação de caráter objetivista e cientificista.

5) Discorra sobre o papel dos Iluministas na transformação da sociedade.

Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. Estudando as instituições de sua época queriam demonstrar que elas eram irracionais e injustas e que atentavam contra a natureza dos indivíduos, impedindo sua liberdade. O iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com