TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Industrial - exercícios

Por:   •  10/1/2016  •  Ensaio  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Humanidades

Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia

Componente Curricular: Sociologia Industrial

Professor: Alexandre Santos Lima

EXERCÍCIO DE COMPREENSÃO TEXTUAL

Aluno: Lucas Meneses de Santana e Silva

Matrícula: 20811616

Campina Grande, abril de 2009


RESPOSTAS

Questão 1 –  Em qual contexto histórico surgiu a Sociologia?

A Sociologia surgiu em meados do século XVIII, na Inglaterra. O contexto histórico a qual ela está inserida foi a Revolução Industrial. Com o aparecimento das indústrias, houve transformações políticas, econômicas e culturais (as Revoluções Industrial e Francesa, por exemplo) que provocaram mudanças drásticas na sociedade.

A Sociologia surge exatamente na tentativa de elucidar tais mudanças da vida social da população, afetada, principalmente, pela Revolução Industrial do século XVIII. Os sociólogos esperavam não somente entender o que unia os grupos sociais recém formados, mas também desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.

Questão 2 –  A revolução Industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. O que mais a Revolução Industrial provocou na forma de se relacionar dos homens?

Mais do que os avanços tecnológicos provocados pelo surgimento da máquina a vapor, dentre outros, a Revolução industrial promoveu a racionalização da vida social. Com isso, surgiram movimentos protestantes como, por exemplo, o movimento ludista. O homem se sentia na necessidade de lutar por melhores condições de vida. A Revolução Industrial causou a necessidade de mobilização permanente em busca de uma melhor qualidade de vida.

Questão 3 –  Ilustre com exemplos o seguinte trecho: “As conseqüências da rápida industrialização levadas a cabo pelo sistema capitalista (no século XVIII) foram tão visíveis quanto trágicas”.

         A rápida industrialização significou um avanço tecnológico impressionante, as indústrias cresciam de modo acelerado, e a produção era devastadora. Contudo, existem vários pontos da industrialização que são considerados negativos, como o quase desaparecimento dos pequenos proprietários rurais ou dos artesãos independentes.

Outros fatores, como a exigência de prolongadas horas de trabalho (desumanas, às vezes), tiveram um efeito trágico as sociedades, modificando radicalmente suas formas tradicionais de vida. Com isso, houve diversas revoltas dos trabalhadores, máquinas foram destruídas, atos de sabotagem e exploração de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos e movimentos revolucionários.

Houve também um aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc. É evidente que a situação de miséria também atingia o campo, principalmente os trabalhadores assalariados, mas o seu epicentro ficava, sem dúvida, nas cidades industriais.

Portanto, a industrialização não trouxe somente o avanço tecnológico vigente, ou as melhorias da produção manufatureira, mas também o trágico episódio da alteração radical na vida de cada um que foi afetada negativamente por ela, vide acima.

Questão 4 –  Nesse momento histórico surgiu também o proletariado. Qual o seu papel nesse processo de transformação?

 

Neste momento, há a consolidação da sociedade capitalista, que se resume basicamente aos burgueses (donos dos meios de produção) e proletários (possuidores da força de trabalho). O proletariado tem papel fundamental por ser a base sustentadora dos movimentos revoltosos. São eles que irão impulsionar a sociedade na exigência de melhores condições de vida. De qualquer forma, o seu papel nesse processo de transformação é de ser o “motor” do avanço, por ser o mandado dos “serviços pesados”.

Questão 5 –  Por que as sociedades “pré-capitalistas” não foram consideradas “problema”, como objeto de análise a ser investigado por cientistas?

Nas sociedades “pré-capitalistas” predominava a Solidariedade mecânica, onde os indivíduos se identificavam através da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social.

Mais do que isso, o ritmo e o nível das mudanças que aí se verificavam não chegavam a colocar a sociedade como "um problema" a ser investigado.

Questão 6 – Quais as contribuições trazidas pelos chamados racionalistas, para esta nova sociedade?

Uma das principais contribuições do racionalismo é sem dúvida nenhuma, as leis da lógica. Duas outras importantes também são: Chama a atenção para a importância da razão que não pode ser encarada como uma atividade de combinação dos dados perceptivos e assume uma perspectiva crítica face à validade do conhecimento e procura a sua justificação racional.

Questão 7 – O que pregava os filósofos iluministas e qual seu objetivo diante da sociedade em transformação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com