TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia de Durkheim

Ensaio: Sociologia de Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Ensaio  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

A) COMPREENSÃO DE TEXTOS (página 89 – livro complementar)

Números: 01, 02, 03 e 04

1) Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?

A Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade, encontrar soluções para vida social, comparar as sociedades e proceder a classificação das espécies sociais.

2) Como o texto descreve fato social, segundo a visão de Durkheim?

Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “ “Sanções”- estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas.

Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes de o indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.

Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo.

3)Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

E preciso que ele esqueça seus sentimentos e concentres se em sua pesquisa submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social; o cientista deve afastar-se da subjetividade e prenoções, enfocando com objetividade o fato, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.

4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

A passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.

B) INTERPRETAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO E PESQUISA (página 89)

Números: 05, 06, 09, 10, 12

5) Durkheim afirma:

Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.

Que características da escola positiva podemos encontrar nesse texto?Como os positivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências sobre sua teoria.

6) Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:

“O sentimento é objeto da ciência, não é crítico de verdade cientifica”.

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

Não. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com