TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: uma introdução à ciência da Sociedade

Seminário: Sociologia: uma introdução à ciência da Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que,na sua opinião,melhor caracterizam a a ilustraçãoCosta,Maria Cristina Castilho.O Conhecimento Como Característica Da Hulmanidade.IN:Sociologia:Introdução à Ciência da Sociedade.Editora:Moderna.São Paulo,2005,p.11-26

*p.22:

3-Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

O conhecimento, pois através dele adquirimos novos meios de nos comunicar, por exemplo, com outras culturas, tem que se saber o meio em que elas se encontram,tentar interagir com a linguagem, e com os costumes, com isso teremos a socialização.A necessidade da transmissão de conhecimento para odesenvolvimento da espécie.

4-O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia.Enuncie as características que o texto atribui a ciência.

A sociologia deixou de ser apenas um objeto das crenças religiosas e do senso comum, passando assim a ser de interesse dos cientistas. Pois eles começamenxergar uma nova realidade de sociedade. A partir de então o homem começa a experimentar novos métodos e instrumentos de análises capazes de interpretar e explicar as experiências sociais,aprimoram-se as técnicas e utensílios de medição, desenvolveram-se as universidades e as demais instituições científicas, e tanto a imprensa e outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um numero crescente de pessoas.

5-Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano?Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.

Costa,Maria Cristina Castilho.A Sociologia Pré-Científica.IN:Sociologia:Introdução à Ciência da Sociedade.Editora:Moderna.São Paulo,2005,p.28-54

Cap.02-A ilustração e a sociedade contratual

*p.51:

1-Elenque as mundanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.

No campo econômico, uma atitude expansionista toma conta de todas as atividades e o lucro se torna o objetivo principal de qualquer atividade. Com o capitalismo, as atividades econômicas se libertam desses limites e o lucro se torna a finalidade primeira da atividade econômica, responsável pela acumulação de riquezas e pela prosperidade. Racionalismo e planejamento começam a ser exigido dos produtores, bem como o desenvolvimento de tecnologia para produção em larga escala. Nessas condições, incentiva-se a pesquisa cientifica e se disseminam atitudes de planejamento e racionalidade que, aos poucos, inserem-se na produção e no restante da vida cotidiana busca-se conhecer os mecanismos que regulam o mundo circundante, procurando o entendimento da vida e da natureza, o conhecimento desprende-se também do visível para apreender realidades interiores e invisíveis, só discerníveis pelo uso adequado da investigação racional.

4-Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que,na sua opinião,melhor caracterizam a a ilustração.

Cap.03-A crise das explicações religiosas e o triunfo da ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com