TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Do Servico Social

Monografias: Surgimento Do Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Serviço Social: Surgimento e Institucionalização no Brasil

Quando se rememora ao surgimento do serviço social no Brasil e sua institucionalização, o que se pretende?

É primordial ressaltar que, por trabalharmos com seres humanos, que são e fazem história, apreender o contexto histórico do serviço social brasileiro é de vital importância para uma primeira aproximação com a carreira escolhida e pretendida, pois é a partir do movimento do real, desse movimento histórico que se verificam a gênese do serviço social e sua contextualização com a própria história brasileira. É a partir disso que essa profissão é contextualizada, bem como sua importância na história da sociedade, para os futuros assistentes sociais, pois nossa profissão não surgiu de uma mera invenção humana, mas sim de um contexto histórico tal que marca sua relevância e importância para a sociedade brasileira e no contexto mundial. Quando se fala de institucionalização, fala-se da criação e relevância de uma dada profissão, ou seja, em nosso caso, significa como e quando o serviço social foi visto como uma profissão relevante e de importância para a sociedade. Esta disciplina pretende proporcionar a apreensão crítica dos fenômenos históricos, políticos, econômicos e culturais que permearam o serviço social desde sua gênese, os quais expuseram a emergência em ofertar respostas às expressões da questão social. Objetiva-se explicitar a emergência da questão social no Brasil a partir da Primeira República e as formas de enfrentamento por parte do Estado brasileiro.

As relações sociais apresentam-se como relações entre classes sociais distintas e predeterminadas, que delimitam um perfil social da população brasileira no contexto da Primeira República.

O período entre 1930 e 1960, com o aprofundamento do capitalismo na sociedade brasileira, sistema que marcou a diferença entre as classes sociais e os seus antagonismos, orientava àemergência e à institucionalização do serviço social no Brasil. Procurava-se nesse momento desvendar o significado social dessa instituição e das práticas desenvolvidas em seu âmbito, além da formação do mercado de trabalho para o assistente social e os modelos de intervenção profissional.

Iniciamos nossos estudos aqui relembrando o contexto sócio-histórico que introduziu a prática do serviço social no Brasil.

A partir dessa contextualização, serão incorporados à questão social no contexto da Primeira República, adentrando a Era de Vargas, a influência da Igreja Católica nessa gênese, como também os movimentos ocorridos no seio da Igreja. Abordaremos também a primeira escola de serviço social brasileira, os aspectos históricos, políticos e sociais que determinaram a emergência de sua fundação. Discutiremos ainda a respeito das primeiras e das principais instituições e organizações sociais que emergiram nessa época e como o modelo político e econômico era determinante para sua criação e efetivação.

Retomaremos ainda o tema da institucionalização da prática do assistente social e a atualização que o contexto histórico-político exigia da profissão. Vamos relembrar as principais influências filosóficas do serviço social, como também os movimentos internos da própria profissão e a compreensão crítica dosDocumentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré, Alto da Boa Vista e BH, bem como do Movimento de Reconceituação e das principais correntes filosóficas: positivismo/estruturalismo, fenomenologia e materialismo histórico dialético.

INTRODUÇÃO

Qual é o propósito do serviço social? Por que falar da institucionalização do serviço social no Brasil? Essas devem ser as primeiras questões que surgem ao adentrarmos o universo deste texto.

A institucionalização do serviço social no Brasil deu-se a partir da década de 1930, primeiramente com a iniciativa de grupos particulares, em evidência a ação da Igreja Católica. Sua primeira marca estava atrelada à visão caritativa estabelecida pela Igreja, à benesse, à benemerência. Até aqui, sem muitas novidades... Mas, por que essa motivação? Por que institucionalizar uma profissão? A institucionalização do serviço social se dá em um momento peculiar, quando se exigem respostas a demandas colocadas pela classe trabalhadora emergente. Primeiramente, por meio dos serviços sociais, das ações destes grupos específicos. Depois, como resposta profissional qualificada, respaldada teórico e metodologicamente. Pois bem, é nesse universo que o convido a mergulhar, a fim de que conheça ainda mais a respeito da profissão de assistente social, a qual você escolheu seguir.

SERVIÇO SOCIAL:SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÃO NO BRASIL

1. O CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE SE INTRODUZIU O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O serviço social no Brasil surgiu na década de 1930 – juntamente com a implantação das Leis Sociais

– por iniciativa da Igreja Católica. As Leis Sociais eram uma regulamentação das leis trabalhistas, forçada pelos rumos que o mercado de trabalho nos moldes capitalista tomavam – a força de trabalho era vista como mercadoria, trocada por um salário preestabelecido pelo capital, que a explorava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com