TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Artigo: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................4

2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL ...............................4

2.2 ENTREVISTA ........................................................................................................6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo conceituar e exemplificar alguns tópicos relativos à sustentabilidade empresarial. Feito por leitura direta e pesquisa a sites o mesmo explica detalhadamente alguns aspectos sobre o tema, abordando exemplos práticos de sustentabilidade e a conexão entre o pensamento socioambiental da sociedade com o pensamento corporativo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A palavra sustentável tem sua origem na palavra sustentare do latim que significa sustentar, apoiar, conservar. Portanto, sustentabilidade empresarial pode ser entendida como uma organização autossustentável.

Na visão da Organização das Nações Unidas (ONU), a sustentabilidade envolve os seguintes aspectos: con¬servação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceito (GIORDANO, 2005).

Segundo Santos et al (2006) o desenvolvimento sustentável pode ser definido como aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades, otimizando o uso racional dos recursos naturais.

Segundo BUAINAIN:

A noção de sustentabilidade incorpora uma clara dimensão social e implica atender tam¬bém as necessidades dos mais pobres de hoje, outra dimensão ambiental abrangente, uma vez que busca garantir que a satisfação das necessidades de hoje não podem comprometer o meio ambiente e criar dificuldades para as gerações futuras. Nesse sentido, a idéia de desen-volvimento sustentável carrega um forte conteúdo ambiental e um apelo claro à preservação e à recuperação dos ecossistemas e dos recursos naturais (BUAINAIN, 2006, p. 47).

Nota-se a abrangência do termo sustentabilidade, que vai além de simplesmente não degradar o ambiente, incorporando questões de qualidade de vida, competitividade empresarial, resultados positivos, tecnologias lim¬pas, utilização racional dos recursos, responsabilidade social, entre outros.

Entre os muitos seguimentos empresariais destaco a importância do agronegócio. São várias as definições para sustentabilidade aplicada ao agronegócio. As definições do NRC (National Re¬search Council) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) se complementam e são as mais aceitas internacionalmente (KAMIYAMA, 2011).

Para o NRC:

Agricultura sustentável não constitui algum conjunto de práticas especiais, mais sim um objetivo: alcançar um sistema produtivo de alimento e fibras que: (a) aumente a produtivida¬de dos recursos naturais e dos sistemas agrícolas, permitindo que os produtores respondam aos níveis de demanda engendrados pelo crescimento populacional e pelo desenvolvimento econômico; (b) produza alimentos sadios, integrais e nutritivos que permitam o bem-estar humano; (c) garanta uma renda líquida suficiente para que os agricultores tenham um nível de vida aceitável e possam investir no aumento da produtividade do solo, da água e de outros recursos e (d) corresponda às normas e expectativas da comunidade (EHLERS, 1994; KAMIYAMA, 2011).

Nessa linha de raciocínio o conceito de sustentabilidade empresarial consiste em usar os recursos naturais da forma mais inteligente possível visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Além de respeitar o meio ambiente a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas os consumidores fiaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente.

A própria organização enquanto negócio ganha com uma operação sustentável, uma vez que a divulgação dessa visão sustentável é muito bem vista pelos consumidores. As empresas que demonstrem certa preocupação social e que tratam isso com seriedade acabam sendo bem vistas e criam uma imagem positiva.

Dentre as justificativas que podem ser apresentadas para que se intensificassem as ações voltadas à sustentabilidade empresarial estão as listadas a seguir:

a) O nível atual de industrialização e a escassez de recursos sugerem práticas que minimizem os riscos ambientais;

b) Aumento populacional gera demanda e ao mesmo tempo bolsões de pobreza;

c) Aumento da industrialização para suprir a demanda gera resíduos;

d) Exigências legais.

Podemos citar como exemplos de práticas sustentáveis:

a) Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;

b) Uso racional da água e da energia elétrica;

c) Reciclagem do lixo sólido;

d) Reutilização de sobras de matéria-prima;

e) Criação de projetos educacionais voltados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com