TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Casos: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

Importância da sustentabilidade empresarial

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Não existe uma definição única para responsabilidade social segundo Business Social Responsible Institute (BSR 2001), mas de forma ampla trata-se de decisões de negócio tomadas com base em valores éticos e de respeito com as pessoas e com o meio ambiente, segundo a BSB Institute, sustenta que o conceito de empresa socialmente responsável se aplicará aquela que atue no ambiente de negócios, de forma que atinja ou exceda as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente social na qual a empresa se insere.

Diante da degradação de nosso planeta temos cada vez mais desastres naturais, porém um dos maiores problemas ambientais atualmente são causados pela poluição, e os efeitos dessa poluição tem relação direta com duas dimensões: o tempo e o espaço. Assim um desastre ambiental que tenha graves conseqüências em nosso planeta hoje, podem perfeitamente ser encontrado muitos anos depois, pois o efeito desse desastre e biocumulativo (A Crise Ambiental Planetária por Nilze de Paula Figueiredo).Outros causadores desses desastres são urbanização desenfreada , o avanço da urbanização em contrapartida com o crescimento populacional e conseqüentemente com um maior consumo dos recursos naturais, geram sérios desequilíbrios para o meu ambiente, o desmatamento e a contaminação das próprias empresas que não tem consciência ambiental.

Os problemas socioambientais interferem nas organizações em diversos fatores, como desastres ambientais, as guerras e as mudanças observadas na sociedade afetam o ambiente de negócios e tornam os problemas socioambientais ainda maiores, pode acarretar falta de matéria prima, dificuldade de transporte em caso de desastre, e a empresa que não segue os patrões éticos e ambientais podem ser mal vista no mercado interferindo na sua rentabilidade.

Geralmente, vemos a todo momento empresas divulgando novas ações, como a adoção de materiais recicláveis em seus produtos, coletas de lixo, plantio de árvores, entre outras. Mesmo sendo aparentemente convincentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com