TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese da educação para além do capital

Por:   •  4/7/2019  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Para o autor, a aprendizagem é essencial durante a nossa vida, ou seja, sendo assim, somos eternos alunos da vida. Entretanto, o autor reflete indagando por tal direcionamento a aprendizagem se objetivo durante a nossa vida, seja para a emancipação dos indivíduos para sua autorrealização social e humana ou para a serviço do capital. ("A grande questão é: o que aprendemos de uma forma ou de outra? Será que a aprendizagem conduz a autorrealizacao dos indivíduos como "indivíduos socialmente ricos" humanamente ou está ela a serviço da perpetuação, consciente ou não, da ordem social alienante e definitivamente incontrolável do capital? {Mésarios, 2005, p. 47}.

Em base do fragmento de Gramsci( página 49) sobre a educação e a vida intelectual, cujo através do capital se utiliza para manter o proletário " no seu lugar", o autor comenta que a elite, dentro do processo da dinâmica da história, se utiliza da educação para fazer a manutenção, ou seja, o controle/manipulação da população dominada para a serviço do capital. Mas, mesmo sendo dominada sobre a manutenção elitista, está tem uma base de racionalidade para fazer reivindicações sócio democráticas no qual se faz rachaduras no sistema elitista, e é ai, dentro da luta e das reivindicações para se desprender da opressão elitista capitalista, que ocorre o dinamismo de mudança e para tal necessita da educação e a aprendizagem, não tradicional mas para além; que seja a emancipação do indivíduo, no processo do conhecimento.

No sub tema : "a educação como transcendência positiva da autoalienção do trabalho", o autor relata que vivemos sob a alienação capitalista no qual pode provocar um ciclo vicionso consumista em que podemos se aprisionar fetichistamente. ("Vivemos sob a condição de uma desumanizante alienação e de uma subversão fetichista do real estado de coisas dentro da consciência (muitas vezes também caracterizada como "reifição") porque o capital não pode exercer suas funções sociais metabólicas de ampla reprodução de nenhum outro modo.Página 59)

E dentro desse alienação fetichista está a produção industrial com sua alienação do trabalho e a política do sistema no qual o sustenta. E para a superação desta alienação, dentro do processo histórico, precisamos da educação em sua mais ampla extensão para a transformação social. Sendo assim, portando a educação é um instrumento importante para romper com essa lógica e alcançar a democracia social para aplicação das escolhas políticas indo de contra o sistema do Estado capitalista. ("portanto, desde o início o papel da educação é importante para romper com a internalização predominante nas escolhas políticas circunscritas à "legitimação constitucional democrática" do Estado capitalista que defende os seus próprios interesses.Mezarios, 2005, p. 61).

Sendo assim, para a realização concreta da educação em prol da superação do sistema, tem que planejar estratégias para a formação progressiva da consciência e a automudança consciente dos indivíduos em escala global. E para agregar ainda mais, o autor traz dois conceitos principais no qual um depende do outro para a sua realização completa, que é: 1°: "a universalização da educação; 2° "a universalização do trabalho como atividade humana autorrealizadora".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com