TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC

Casos: TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/12/2012  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  2.521 Visualizações

Página 1 de 6

11.6 - ANÁLISE MICROAMBIENTE

1.6.1 - Mão de Obra

Os produtos da Natura Cosméticos são produtos que expressam a essência da Companhia. Para desenvolvê-los, são mobilizadas algumas redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira.

Na sua produção, não há testes em animais e há a observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar,com design inspirado nas formas da natureza. A companhia estimula o desenvolvimento pessoal, material e profissional de suas consultoras e consultores e os encorajam a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem, estar bem e para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária.

1.6.2 – Variedade de Produtos

A Natura oferece um portfólio de produtos que inclui soluções para diversas necessidades dos seus consumidores, homens e mulheres de todas as idades, tais como produtos de tratamento da pele, do rosto e do corpo, cuidado e tratamento dos cabelos, maquiagem, perfumaria, produtos para o banho, proteção solar, higiene oral e linhas infantis.

Portfólio de produtos e serviços é um dos pilares que traz a satisfação do cliente refletindo assim, na imagem positiva da marca, chamada também de brand equity. Para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado. A composição deste portfólio é uma função do equilíbrio entre fluxos de caixa. Produtos de alto crescimento exigem injeções de dinheiro para crescer. Produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa.

• Chronos

A linha Chronos oferece uma gama completa de opções para tratamento da pele do rosto, desenvolvidas para mulheres com mais de 30 anos.

• Natura Ekos

A linha Natura Ekos de produtos de perfumaria, higiene pessoal e ambientação utilizam recursos da rica biodiversidade brasileira e é inspirada pelo conhecimento tradicional das propriedades e usos de nossas plantas. Com esta linha busca aumentar a consciência da riqueza de nosso patrimônio ambiental e obter ingredientes naturais de maneira sustentável, de modo a preservar esse patrimônio para as gerações futuras e estimular o desenvolvimento e a qualidade de vida nas comunidades que cultivam ou extraem esses ingredientes.

• Mamãe e Bebê

A linha Mamãe e Bebê de produtos para higiene pessoal foi desenvolvida para afirmar o valor do vínculo existente entre mãe e filho, que se inicia na gravidez.

• Fragrâncias e perfumes

Uma variada e ampla seleção oferece alternativas para ambos os sexos, todas as idades e estilos, contemplando as diferenças nas preferências dos consumidores.

• Natura Única

A linha de produtos de maquiagem Premium Natura Única estimula a auto-realização e a descoberta da beleza única de cada mulher, valorizando diversas belezas, raças e estilos.

A empresa Natura esta sempre desenvolvendo novos produtos para omercado.

A área de Inovação representa um pilar básico para o desenvolvimento da Natura. Atenta às necessidades de seus consumidores, a empresa procura antecipar mudanças e tendências e busca evoluir com novos processos e avanços tecnológicos. Empenha-se para introduzir novas tecnologias e ingredientes em seus produtos que proporcionem benefícios e contribuam para o bem-estar das pessoas. Em 2008, a Natura optou pela estratégia Menos é Mais em relação ao portfólio e iniciaram a redução do número de itens de 930 para 739, concentrando esforços naqueles de maior representatividade.

1.6.3 – Marca

Um estudo da ABIHPEC - (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos) revelou que aumentaram os gastos do consumidor brasileiro com marcas Premium em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, passando de 44% em 2007 para 49% em 2008. Em 2007, 29% do valor de compras de produtos de higiene pessoal era de marcas de baixo preço. Em 2008, essas marcas passaram a representar 35%.

Desde o segundo semestre de 2008, a empresa atuou em meio a um cenário de agravamento da crise econômica global, que, de uma forma ou de outra, afetou os diversos setores da economia brasileira. No entanto, a empresa teve fundamentos sólidos, o que colocou-a numa posição de menor risco:

 A Natura é uma empresa líder de mercado, com marca de grande admiração e preferência do consumidor – em 2008, avançou de 42% para 47% na pesquisa de preferência da marca pelos consumidores, enquanto a segunda colocada passou de 18% para 16%

Ao lado de inovação e relacionamento com stakeholders, a preocupação com a marca é um dos pilares de sustentação da empresa. As ações em torno do nome Natura são focadas principalmente na fusão de dois conceitos: o bem-estar proposto pela oferta de produtos que estimulam o maior contato com o próprio corpo e o estar bem, que sugere que aquele que tem uma boa relação consigo mesmo se torna automaticamente uma pessoa mais sociável. É o que a Natura chama de ”bem estar bem”. Além da preocupação com a auto-estima de suas consumidoras, a organização aliou aspectos de brasilidade à sua marca ao usar matérias-primas típicas da flora nacional e pautou sua gestão pelo desenvolvimento sustentável. Se considerarmos apenas o crescimento das vendas das indústrias (preço de fábrica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com