TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC GESTAO RECURSOS HUMANOS

Ensaios: TCC GESTAO RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

REDE DE ENSINO LUIZ FLÁVIO GOMES

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Nome do Aluno: Danusa Delgado Cortez

Orientador:

RESUMO

A gestão de recursos humanos, em função da necessidade das empresas de aumentar a sua capacidade competitiva para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados, sofre transformações para melhor se adequar as necessidades das empresas. O objetivo deste trabalho é demonstrar as funções da área de recursos humanos, com as tendências e os conceitos apontados na literatura nacional e internacional sobre o tema. O interesse do trabalho é verificar se ainda há grande distância entre o discurso e a prática. O estudo mostra ainda que existe uma grande diversidade no pensamento dos especialistas, o que contribui, na nossa opinião, para a heterogeneidade encontrada nas práticas de gestão de recursos humanos entre as empresas nacionais.

Palavras-chave: gestão de pessoas, recursos humanos, recrutamento e seleção.

ABSTRACT

The human resources management, depending on the need for companies to increase their competitive ability to face competition from global markets, suffers changes to better suit the needs of businesses. The objective of this study is to demonstrate the functions of human resources, with the trends and concepts aimed at national and international literature on the subject. The interest of the work is to verify that there is great distance between theory and practice. The study also shows that there is great diversity in the thinking of experts, which contributes, in our opinion, for the heterogeneity found in the practices of human resource management among local companies.

.

Keywords: personnel management, human resources, recruitment and selection.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais as organizações produtivas vêm procurando modernizar seus sistemas e mecanismos de gestão e produção. Convivemos com sistemas híbridos de recursos humanos. Muito embora, ainda sejam hegemônicas as práticas tradicionais de recrutamento e seleção, pode-se afirmar com segurança ser uma tendência irreversível a operação de mudanças significativas tanto na lógica, quanto nas atividades que orientam a atuação de profissionais responsáveis pelo seu exercício.

A grosso modo, tende-se a confundir as atividades de seleção e recrutamento como sendo uma só, dado a proximidade e necessidade de grande articulação com os processos de seleção de pessoal. Dependendo do tamanho da organização, ou da forma pela qual o seu respectivo departamento de recursos humanos está estruturado, o recrutamento pode se dar de modo mais ou menos articulado com os procedimentos de seleção. Estas atividades se diferenciam tanto do ponto de vista conceitual quanto no que se refere aos procedimentos utilizados para sua execução.

2. OBJETIVO

Os objetivos deste trabalho são: Intermediar a relação entre Empresa e Empregados; Otimizar a eficiência da intervenção humana nos processos; Atrair, reter e desenvolver as melhores pessoas.

À semelhança do que acontece na gestão de outros recursos, também seguem alguns fins específicos como o Planejamento (antecipar as necessidades e antecipar os excessos de Recursos Humanos), a Obtenção (recrutar e selecionar Recursos Humanos), Aplicação (descrever conteúdos funcionais e afetar pessoas às tarefas), Manutenção (gerir sistema de remunerações e de incentivos, promover boas condições de trabalho), Desenvolvimento (promoção de cursos de formação, apoiar ações de desenvolvimento pessoal e organizar planos de carreira) e Controlo (acompanhar e avaliar o desempenho).

3. METODOLOGIA

Esse trabalho possui um referencial de caráter bibliográfico, quanto aos meios, onde utilizarei instrumentos de pesquisas para a realização do projeto de pesquisa, tais como livros, internet, artigos e trabalhos publicados. Terá um fim descritivo das atividades utilizadas pelas áreas de recursos humanos dentro das organizações nos dias de hoje

Dos resultados das duas pesquisas, pode-se depreender que, apesar do reconhecimento da necessidade por se tratar de forma estratégica, como se indica na pesquisa de Albuquerque (1987), na prática a participação da área se restringia à administração dos processos operacionais.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Albuquerque (1992) assinala como deverão ocorrer mudanças nas relações de trabalho, graças à intensificação da competitividade. Nova concepção de empresa competitiva começa a ser desenhada. Esta concepção transformada da organização, que tem como objetivo maior atender aos interesses dos stakeholders, prevê como políticas de recursos humanos a manutenção das pessoas na organização, mas de modo flexível, com intercâmbio de carreiras e funções, sendo o foco colocado no desempenho, aliado a incentivos grupais, o que favorece a atuação das equipes.

Fisher (1998) reconhece que a partir de 1995 começa a surgir nova tendência nas estratégias adotadas pelas empresas brasileiras, em função do reconhecimento da importância que passa a ter o cliente, diante de ambientes tão competitivos. O autor mostra como esta mudança de foco impactou não apenas os processos produtivos, mas levou as empresas a repensar os processos de pessoas, a exemplo do que já vinha acontecendo nos outros países

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

A realização deste trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com