TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPOS MODERNOS

Tese: TEMPOS MODERNOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Nesse trabalho discutiremos sobre varias questões ao surgimento do Serviço Social. O trabalho e o profissional do Serviço social,na sociedade como hoje se apresenta,são intrinsecamente relacionados ao contexto histórico no qual surge e desenvolveu que se convencionou chamar de capitalismo industrial.

A chamada revolução industrial inicia-se coma utilização da maquina a vapor nas indústrias têxteis primeiramente na Inglaterra e se expande para outros países europeus posteriormente.

Com a ascensão do capitalismo e o crescimento da indústria, as condições de vida e de trabalho dos assalariados (chamados também de proletários) vão se tornando cada vez mais precárias e essa situação desencadeia contradições que se estendem no interior do próprio desenvolvimento do capitalismo, já reconhecido na sua vertente industrial.

As praticas da assistência social surgem de forma racionalizada, na tentativa de ocultar as reais condições de trabalho, auxiliando os capitalistas na organização de propostas que pudessem aplainar a fúria dos trabalhadores, de forma que na pratica estes imaginassem que estavam sendo atendidos em suas necessidades. Nesse contexto a profissionalização do Serviço Social de dá com tal caráter de prestação de serviços, aparentemente pelo bem dos trabalhadores, mas profundamente engendrado aos objetivos da burguesia.

TEMPOS MODERNOS (Modem Times), EUA, 1936. Direção: Charles Chaplin.

Assistir o filme e sempre uma grande honra, deixada a nós por Chaplin. Tempos Moderno, e de fato um filme que estava muito além do tempo em que Chaplin viveu, mas como um artista de fino tato, e de grande sensibilidade que era retratava em seus filmes a realidade, que muita das vezes as próprias pessoas que nela viviam, não percebia que viviam. Não só isso como também num tempo de repressão, Chaplin consegue mostrar em seus filmes em especial neste que estamos aqui estudando, que com muito humor retratava o acontecimento da época, ora as vezes sufocado pela classe Burguesa, para que a maioria de “ignorantes”, não viessem a ter noção do que acontecia e continuassem alienados aquela situação.

Chaplin conseguia através de um humor esplêndido não só expor para todo o mundo essa vergonha, como alertar com seu humor os menos instruídos a compreender o que lhes eram imposto, e até a lutar, juntar se aos que já havia enxergado e já estavam lutando.

O seu humor sutil encanta tanto a todos, que nem mesmo o poder desejou parar o seu humorístico “protesto”, através do seu filme.

As mudanças havidas na sociedade a partir da revolução industrial.

As questões sociais registradas no filme mostram um ambiente de extrema pobreza, trabalho insalubre e funcionários mal remunerados, que muita das vezes não tinha se quer o almoço para comer.O trabalho muito forçado, acima do nível da capacidade humana, e também da instrução.

Debilitante, conforme mostra os sintomas de surto psicótico no personagem do Chaplin, o qual no filme vai para o hospital se tratar, e só sai do hospital e vai para as ruas enfrentar a pobreza extrema e a falta de emprego. Famílias inteiras passando fome, em meio a desigualdade social.Enquanto uns não tinha o que comer, outros ostentava luxo e roupas finas.

A revolução industrial trouxe um rápido crescimento da população nas metrópoles, mas não favorecia a classe proletarizada. Os desempregados andavam pelas ruas protestando por condições melhores, de vida.

A prisão de Chaplin demonstrava a necessidade de muitas pessoas.

Demonstrava que as pessoas não tinham sonhos e que viviam para lutar e lutava para sobreviver não se importavam em construir uma família, uma casa. Não podiam se dar ao luxo de ter esse sonho.

Esta era uma luta secundaria ter o que comer e um teto já a grande alegria.

Por isso o ator encena no filme o prazer de estar preso.

Em uma cela confortável e alimento de graça, ele estava feliz. Assim como a maioria dos detentos, muitas vezes presos por roubar alimentos para saciar a fome quando já intensa, naqueles dias tão cruéis.

E quando solto, eram introduzidos em empregos braçais, mas novamente não recebia nenhuma instrução adequada para exercer a função lhe imposta, como demonstra o Chaplin trabalhando no estaleiro e não durou muito no emprego por esse motivo.

E preferiu voltar ao conforto do presídio que era melhor que sua vida miserável.

Mas neste tempo a figura no Serviço Social já aparece, em forma paternalista, e voluntaria, como observamos na visita ao presídio onde Chaplin estava, mas nota-se no nariz empinado da atriz que representa a cena, que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com