TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPOS MODERNOS

Exames: TEMPOS MODERNOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO CIENTÍFICO

Esse relatório consiste na pesquisa da Disciplina Serviço Social, tendo como foco a temática da Questão Social no Brasil, refletindo sobre o movimento do serviço social frente ao fortalecimento do capitalismo, refletindo sobre a finalidade do serviço social bem como sobre seu objetivo de atuação. Abordando questões sobre: O que significa mudar, quais as consequências do desemprego enquanto questão social e por que o conhecimento especializado é importante.

Refletindo as questões discutidas do que é ajudar? Porque ajudar? E como ajudar?

De acordo com as pesquisas, que nos leva a uma reflexão clara e objetiva.

TEMPOS MODERNOS

Com início no final do século XIX, o serviço social surge ainda engatinhando trazendo alguns “benefícios” a classe menos favorecida, a classe dos trabalhadores. Numa época em que a revolução industrial fortalecia somente ao capitalismo e sua burguesia, inicia-se um trabalho benevolente para de alguma forma calar e tentar paralisar as manifestações e revoltas dos operários. Operários esses que eram mantidos apenas como extensão das máquinas, trabalhando arduamente, sem qualquer benefício ou cuidado. O serviço social nessa época era mantido pela igreja católica e a burguesia, trazendo aos trabalhadores coisas como alimento ou algum benefício que deveria ser direito de todos, porém só alcançava a classe dominadora.

Charles Chaplin embora ator de grandes trabalhos voltados a comédia, no filme Tempos Modernos (1936) retratou a Revolução Industrial de uma forma muito clara, realçando a forma que os trabalhadores eram tratados naquela época. Não podemos negar que o mundo teve evoluções e benefícios com a chegada das maquinas, mas com isso o homem foi perdendo cada vez mais o valor como ser humano, sendo tratado como mero operador desta, tendo ela mais valor que ele.

O filme retrata uma época em que o homem sequer sabia o valor do seu trabalho, embora já estivesse percebendo que estavam sendo abusados com a carga horária extensa, trabalho pesado, falta de cuidados e benefícios. O personagem de Chaplin fazia esforços repetitivos por tanto tempo que mesmo em seu intervalo, mantinha o ritmo que era necessário na realização do seu trabalho. As máquinas tinham um ritmo acelerado para que pudesse produzir mais, não importando o quanto os trabalhadores poderiam suportar. No filme, é cogitada até mesmo uma máquina que auxiliava na refeição do trabalhador para que este não perdesse tempo e continuasse o trabalho para assim produzir mais. Os personagens eram apenas trabalhadores tentando sobreviver numa selva mecânica buscando aquilo que na verdade é direito de todos, sem saber que na verdade o tinha. Numa sociedade onde havia o crescimento das indústrias e do capitalismo, muitos foram privados de seus direitos: alimentação, saúde, moradia, moral, apenas pelo fato de não pertencerem a burguesia e assim marginalizados. O trabalho árduo não assegurava nenhum desses direitos, dando-lhes apenas a tentativa de sobrevivência. Ainda assim, em meio a todas as dificuldades impostas pela sociedade que tinha o interesse de afastar aqueles que não pertenciam a burguesia, dando-lhes apenas trabalho para acelerar o ascensão do capitalismo, os operários e suas famílias, como Chaplin e sua companheira, não desistiram, bem como muitos sonhadores e idealizadores, que mesmo sem condição financeira continuam tentando obter seus direitos.

Infelizmente o serviço social daqueles tempos mantinha-se apenas para caridade, de forma benevolente e não esclarecedor e orientador como é nos dias de hoje. Ele tinha interesse exclusivo de manter a classe dominada distante da classe dominante, dando-lhes alguma ajuda e assim tentando mostrar a preocupação do estado com os menos favorecidos, desestimulando-os de buscar seus direitos com seus protestos, greves e manifestações e assim beneficiando unicamente a burguesia.

Muitas reviravoltas aconteceram e o serviço social ao longo do tempo passou por várias reformulações, iniciando com damas de caridades, freiras, até sua institucionalização com os Centros Sociais, porém ainda sob domínio do Estado e da Igreja, e com a intenção de ajudar.

Depois de muito tempo, bem depois de sua profissionalização, houve o entendimento de que o serviço social deve ter um trabalho orientador, esclarecedor, buscando levar as pessoas o conhecimento de seus direitos. O serviço social busca junto aos órgãos públicos levar à população aquilo que é direito dela, conscientizando que não está sendo oferecida ajuda e sim o dever do estado com o povo.

Mas será que o serviço social já conseguiu alcançar seus objetivos?

Será que já não vemos mais o que foi retratado em Tempos Modernos nos dias de hoje?

Ainda nos dias de hoje há pessoas que não sabem sequer que existe graduação de serviço social e falo isso com total convicção. O serviço social ainda não é reconhecido tal qual a grandeza de seu trabalho. Ainda existem empregadores que mantém um assistente social apenas porque tem que ter, não dando a ele as ferramentas e autonomia necessárias.

Ainda hoje podemos observar empregadores sugando toda a energia de seus funcionários com a proposta de crescimento ou ameaça de desemprego. Ainda hoje temos a divisão do rico e pobre, do mais e menos favorecido, daqueles que fazem parte da sociedade e do marginalizado. Ainda hoje os melhores locais são frequentados pela burguesia e a periferia, favelas e locais de difícil acesso e menos estruturados pelos operários. Ainda hoje o trabalhador, embora existam leis, regulamentos e normas criminalizando e tentando coibir tais atos, trabalham arduamente, com esforços repetitivos adquirindo doenças que já tem até nomenclatura definida como LER (Lesões por Esforços Repetitivos), como foi retratado por Charles Chaplin e Tempos Modernos. Ainda hoje o trabalhador sai de casa as 5h da manhã e chega em casa as 21h da noite, por morar longe do trabalho, local urbanizado e frequentado apenas pela alta sociedade, trazendo em sua maioria mensalmente um salário que mal lhe permite pagar suas contas, quiçá ter e oferecer a sua família os direitos que deveriam lhes pertencer gratuitamente.

Nos tempos de hoje, temos leis, mas elas nem sempre valem para todos ate por falta de conhecimento. O serviço social de hoje assegura esse esclarecimento, trazendo a informação para aqueles que tiveram seus direitos furtados...o direito do conhecimento, o direito do saber...

O interesse e verdadeiro trabalho do serviço social é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com