TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG- SOCIOLOGIA

Casos: TG- SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  2.196 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP INTERATIVA

POLO DE ( nome do Polo) PR

CURSO DE SOCIOLOGIA

PRIMEIRO BIMESTRE

TRABALHO EM GRUPO – TG

Componente ( nome) RA ..............

Componente (nome) RA- .............

TRABALHO EM GRUPO (TG)

CURSO: Sociologia

BIMESTRE: 1º bimestre

Turma : 2014

1) Leiam o texto abaixo e discutam no grupo.

2) Estabeleçam relações entre o texto e as disciplinas cursadas neste bimestre.

3) Adotem como base a educação e o seu papel atual no desenvolvimento dos alunos e

na postura do educador.

4) Escrevam um texto no qual incluam os resultados das leituras e discussões acima.

O MENINO E A CAIXA.

In RAMAL, Andrea. Histórias de gente que ensina e aprende: contos para

repensar a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO O MENINO E A CAIXA

Autor: In RAMAL, Andrea. Histórias de gente que ensina e aprende: contos para

repensar a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Esse texto possibilita diversas interpretações sob a análise das matérias O Homem e a Sociedade, a História do Pensamento Filosófico e Interpretação e Produção de Textos, que estão sendo estudadas neste primeiro semestre do Curso de Sociologia da UNIP.

A história contada e objeto dessa análise fala de um menino que recebia diariamente coisas, objetos de diferentes formas e cores e que os ia guardando e acumulando em uma caixa. A medida que o tempo passa, a caixa vai ficando cada vez mais cheia, parecendo que vai estourar, fazendo com isso com que ela assuma formatos diferentes, além do que também passa a impressão de que os novos objetos que vão sendo recebidos e depositados nela a cada dia comecem a parecer comuns e iguais a objetos anteriores.

Se analisarmos esta história sob a ótica de um sistema educacional onde educador e aluno estão elencados nela, podemos extrair muitas lições. Os objetos que vão sendo entregues diariamente representam o conhecimento e as diversas matérias que são ministradas todos os dias para os alunos, cujo papel na história é representado pelo menino, que recebe os objetos ( conhecimento), diariamente, e o entregador da história assume o papel do professor, que na prática, busca ensinar trazendo coisas novas aos alunos todos os dias.

Continuando a interpretação, a medida que os dias passam, o aluno deve entender que o conhecimento entregue pelo professor deve ir sendo assimilado e entendido diariamente, buscando encontrar lugar na sua vida, sempre em acréscimo, e que deve também na assimilação deste conhecimento buscar reciclá-lo no dia a dia, dando sempre um novo sentido ao acumulado, porque se não se preocupar com isso deixando o conhecimento somente guardado, em pouco tempo ele não caberá mais na sua mente, e acabará por não encontrar mais sentido em receber mais e mais conhecimento, e até as mesmas coisas começarão a parecer sem sentido.

Aquele momento, na história, em que a caixa estoura, lançando fora tudo do seu interior, pode ser interpretado à luz de um sistema educacional como o momento em que uma atitude de mudança por parte de um aluno deve ser tomada, e nesse momento nada mais fica igual ou ficará com o mesmo formato de quando foi ministrado, ou então quando por analogia, é colocado dentro da caixa conforme a história. Nesta simbolização podemos concluir que a partir daí, a mente do aluno se abre, e para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com