TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ADIMINISTRAÇÃO

Artigo: TRABALHO DE ADIMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO.....................................................................3

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...........................................................................5

2.1 ESTRUTURA FORMAL.........................................................................................6

2.1.2 ESTRUTURA INFORMAL..................................................................................6

2.1.3 CARACTERÍSTICAS DO GRUPO INFORMAL..................................................6

2.1.4 VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL.....................................................6

2.1.5 DESVANTAGENS..............................................................................................6

3 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL..........................................................................7

3.1 MOVMENTO DO POSICIONAMENTO..................................................................8

3.1.2 ANÁLISE SWOT.................................................................................................8

3.1.3 VANTAGEM COMPETITIVA...............................................................................8

3.2 MOMENTO DO MOVIMENTO...............................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

No mundo de hoje fica difícil trabalhar sem uma boa organização, e toda organização deve apresentar uma excelente gestão, para dar procedimento em modo geral ao crescimento de uma empresa. Apalavra gestão vem do latim “gestione” que significa ato de gerir, gerência, administração, no âmbito da gestão as palavras administração e organização são fatores cruciais para um bom desenvolvimento e aprimoramento para um modelo de gestão. A organização é uma coletividade formada por pessoas que: tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender as necessidade de seus participantes, e possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam, colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens de serviços. As organizações têm como finalidade atender necessidades que a sociedade demanda. Como essas demandas são heterogêneas, as organizações também são. Elas têm finalidades e objetivos distintos, têm tamanhos, missão, visão, estrutura e outras inúmeras características que as fazem serem muito diferentes uma das outras. Já a administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações. Em Administração, organização tem dois sentidos:

• Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos

Coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológicas e pessoas.

• Modo como foi estruturado, dividido e seqüenciado o trabalho.

Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa, já segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos os exemplos de organizações. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas). A forma de organizar estes órgãos chama-se de departamentalização (estrutura organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa. Era uma abordagem de conceito verticalizado que segue hierarquicamente da direção para a execução das tarefas. Sob abordagem econômica). Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objetivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objetivos) é o que a maioria ambiciona. Objetivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relações de cooperação, ações formalmente coordenadas e funções diferenciadas, hierarquicamente hierárquicas. Na administração ou gestão de empresas supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.

No mundo de hoje administrar é organizar, é gerir em um ambiente de trabalho, é comandar de forma objetiva e clara, e para tal finalidade devemos fazer uso de dois itens essenciais para que haja uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com