TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE THAU

Exames: TRABALHO DE THAU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Frank Owen Gehry – Museu Guggenheim – BILBAO, ESPANHA.

Formação e Influencias:

Frank Owen Gehry, nascido em Toronto, Ontario, Canada em 1929 de pais judeus, Canadense e naturalizado americano. Mudou para Los Angeles em 1947. Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura. Frank mudou a imagem de uma disciplina muito conservadora. Ele mistura o livre-arbítrio da arte, com algo muito concreto e intransigente como a física. Ele deixa de ser apenas um arquiteto e se transforma em um arquiteto-artista.

Formação: Estudou Artes Plásticas, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela University of Southern Califórnia e em Planejamento Urbano pela Harvard University, Frank Gehry iniciou sua carreira e produção em Los Angeles. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura e no ano de 1962, com o escritório até então intitulado Frank O. Gehry and Associates. Gehry sempre teve uma relação próxima com a arte. Já na infância, onde sua avó sentava com ele e passavam tardes criando cidades e construções com simples blocos de madeira. Foram essas experiências marcantes que influenciaram sua escolha profissional. Antes de fazer arquitetura, Gehry fez um curso de cerâmica. E já nessa experiência se divertia com as formas imprevisíveis que criava. Em relação a sua profissão, Gehry acredita que se uma pessoa tem uma ideia, porque não experimentar?

Produção: Nos anos 1970, Gehry projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia (Gehry Residence). Desenvolveu também projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção. Impulsionado por uma visão particular de ver a arquitetura passou a ousar na composição entre diferentes materiais e formas. Passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço para a criação de não apenas prédios, mas sim, verdadeiras esculturas funcionais.

Museu Guggenheim – BILBAO, ESPANHA

O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade de Bilbao é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto norte-americano Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha. Seu projeto foi parte de um esforço para revitalizar a cidade e hoje, recebe visitantes de todo o mundo.

Sua construção iniciou em 1992, sendo concluído cinco anos mais tarde. Duas equipes, uma em Bilbao e outra em Los Angeles trabalharam conjuntamente na elaboração do projeto, que só foi possível graças ao uso de um software nos cálculos estruturais. Alguns especialistas questionavam a possibilidade de execução da obra, por causa de suas formas complexas.

Primeiramente foram feitos esboços e modelos do edifício. Depois, esses modelos foram escaneados e mapeados, e, com o auxílio do software AutoCad, foram detalhados os cálculos da estrutura e os modelos virtuais em 3D das peças construtivas. Desse modo, foi possível erguer uma estrutura formada por curvas complexas e torcida. Externamente, o museu é coberto por superfícies de titânio curvadas em vários pontos, que lembram escamas de um peixe, mostrando a influência das formas orgânicas presentes em muitos trabalhos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com