TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ÁREAS DE ATUAÇÃO 7 SEM

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO ÁREAS DE ATUAÇÃO 7 SEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.410 Palavras (14 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................3

2 . DESENVOLVIMENTO...............................................4

3. CONCLUSÃO............................................................14

4. REFERENCIA............................................................15

1 . INTRODUÇÃO

Neste portfólio, abordaremos de forma simplificada e precisa as diversas e importantes áreas de atuação da contabilidade, nas empresas e nas sociedades empresárias.

É possível afirmar que as grandes funções da contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

É relevante, portanto, diante de amplitude de atuação da Contabilidade, compreender as suas áreas de atuação. Justifica-se, desta forma, a realização deste estudo, cujo objetivo principal é discorrer sobre as áreas de atuação da contabilidade. Será abordado neste trabalho temas como o objetivo das ciências atuariais, o papel do atuário, bem como, controladoria, auditoria, planejamento tributário, Elisão e evasão fiscal, Controles internos.

O objetivo deste trabalho é mencionar sobre o as áreas de atuação da contabilidade, em diversos meios.

2 . DESENVOLVIMENTO

 O objetivo de estudo das Ciências Atuariais;

É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco.

No Brasil, a Ciência Atuarial foi reconhecida pelo então Presidente da República Getúlio Vargas em 1941, quando este prefaciou a Revista Brasileira de Atuária.

“A atuária como técnica especializada indispensável ao êxito das organizações de Previdência Social é, geralmente, pouco conhecida pelo público que colhe os benefícios de sua aplicação. É, pois, digna de aplausos a iniciativa da publicação da “Revista Brasileira de Atuária”, que tem por objetivo, no nosso país e no estrangeiro, a vulgarização dos elementos fundamentais dessa ciência, e de louvores o esclarecido esforço de seus paladinos, colaboradores do bem estar social no Brasil

Petrópolis, 24 de março de 1941

Ass. "Getúlio Vargas"

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeiras. Percebe-se assim, que é uma ciência que estuda, analisa, dimensiona e quantifica os ricos. Dedica-se ao estudo de eventos econômico-sociais envolvendo riscos e incertezas. Com base em sua observação o atuário constrói modelos para auxiliar na avaliação das consequências associadas a determinado fenômeno.

A Ciência Atuarial teve sua origem após a falência destes sistemas de seguros do século XV que, por não dominarem as técnicas atuariais, apresentavam dificuldades financeiras.

De acordo com Ramos (2002, p. 7),

"A partir daí, alguns matemáticos se interessaram em estudar estes problemas. Assim, com essas dificuldades as companhias de seguros instigaram alguns estudiosos matemáticos a pesquisar a frequência de ocorrência de óbitos e doenças."

O Curso de Ciências Atuariais tem como seus objetivos principais a colocação no mercado de profissionais com boa formação em nível de graduação, como uma etapa inicial da formação continuada no campo atuarial. Desta forma, o bacharel formado pelo curso estará apto para desempenhar suas atividades profissionais, não só capaz para atender às demandas atuais da sociedade, mas também para poder se adaptar mais facilmente a novos processos e tecnologias, mantendo-se em constante aprimoramento.

Atuário é o termo usado pra designar o profissional técnico especialista em calcular os riscos. Porém, tem que ter formação acadêmica em Ciências atuariais, além de ter conhecimento em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para poder agir no mercado econômico na promoção de pesquisas principalmente na área de seguro, previdência complementar, sendo capaz de analisar de maneira simultânea as mudanças financeiras e sociais no mundo.

O profissional formado nessa graduação analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de danos e perdas da instituição seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos. É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados.

Para isso, utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O atuário só pode trabalhar se contar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.

O papel do atuário é consultivo, sendo o atuário um empregado da empresa ou um consultor. O atuário faz recomendações à direção da empresa ou ao cliente, porém as decisões, as execuções e as recomendações são responsabilidades dessa direção. Na formulação do parecer atuarial é importante identificar quem é o cliente e qual é o objetivo do trabalho. Esclarecendo isto o quanto antes, pode-se conseguir ganhar tempo no processo.

Freqüentemente ao realizar um trabalho, o atuário pode identificar melhorias que podem ser feitas ao negócio ou às operações do cliente, mas que não estão estritamente incluídas no escopo do trabalho. Por exemplo, no cálculo do passivo de uma companhia de seguro, o atuário pode encontrar melhorias que podem ser feitas na geração de dados ou nos sistemas de informação. Geralmente tais melhorias são incluídas no relatório do atuário e fornecem valor ao empregador ou ao cliente.

O que o atuário pode fazer:

Auditoria Atuarial: Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.

Estimativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com