TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tai Chi Chuan

Dissertações: Tai Chi Chuan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 15

TAI CHI CHUAN

Introdução

O Tai Chi Chuan surgiu na China no século XVII, como uma arte marcial. Hoje, Tai Chi Chuan é bem mais que isto. Tai Chi Chuan é uma prática física e mental, que herdou milênios de cultura e pesquisa sobre movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação. O Tai Chi Chuan pode ser um meio de levar o eu a um modo de viver mais integral e a um estado de espirito mais feliz, a um contato mais próximo consigo mesmo, e a ter mais vitalidade e saúde.

Os ideogramas que compõe a palavra tai chi chuan significam:

太, Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".

極, Chi (ou Ji) significa, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".

拳, Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta à mãos livres" (desarmadas).

Portanto, a tradução literal de tai chi chuan é: "Punho da suprema cumeeira". Já no taoísmo, o tai chi chuan significa a "suprema cumeeira" ou o "limite absoluto" com uma conotação filosófica de "elevação", "sublimação", "purificação". O tai chi também simboliza o "Cosmo" e a interação, dos princípios energéticos yin e yang, em constante mutação, sendo conhecida a sua representação, onde a parte escura significa yin, a parte mais dura e difícil e a parte clara, yang, as partes boas e fáceis, onde uma completa a outra.

Diagrama de tai-chi

História

A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses dois aspectos não se excluem necessariamente para a maioria dos professores propagadores dessa arte.

O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do tai chi chuan através da figura do taoista imortal Chang San Feng. Já o historicamente comprovado é que o criador do tai chi chuan foi Chen Wangting.

Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618-906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os 37 estilos do tai chi”. Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi. Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes semelhantes aos das atuais posturas do tai chi chuan.

O texto Guan Jing Wu Hui Fa (Método para se Alcançar o Esclarecimento Através da Observação da Escritura), escrito por Cheng Ling Xi na época da Dinastia Liang (907-923 d.C.), é o documento mais antigo já encontrado a usar o termo tai chi chuan.

Chang San Feng (1247), que então vivia num templo taoista do monte Wudang, já teria desenvolvido uma arte conhecida como "Os trinta e dois estilos do punho longo de Wudang" e, posteriormente, criou "As treze posturas do tai chi", após observar uma luta entre um pássaro (grou) e uma cobra, quando constatou que a flexibilidade se sobrepunha à rigidez, compreendendo a prática da alternância entre o yin e o yang e outras concepções da natureza, que se constituem na base do que depois passou a ser chamado de tai chi chuan.

Após muitos reis e muitas passagens das técnicas de tai chi, finalmente chegasse ao ano de 1644, quando Chen Wangting, um general da Dinastia Ming, teve contato com práticas taoístas de meditação e circulação de energia. Unindo seus conhecimentos marciais a estas práticas, criou um sistema de treinamento que ensinou aos seus descendentes, que desde então preservam seus ensinamentos; essa é a versão aceita pelo governo Chinês.

Estilos

Historicamente temos 5 estilos de Tai Chi Chuan; Chen, Yang, Wu, Wu e Sun. É importante saber que o nome de cada estilo surge desde o nome de seu criador e que na verdade, a palavra "estilo", na China praticamente não se usa. Em chinês, quando se referem ao Tai Chi Chuan as pessoas literalmente dizem Tai Chi Chuan da família Chen ou Tai Chi Chuan da família Yang e assim por diante.

Desta feita, os criadores de cada um dos 5 estilos principais em ordem cronológica de aparecimento reconhecidos como tal na China atual são:

Estilo Chen – Chen Wang Ting

Estilo Yang – Yang Lu Chang

Estilo Wu – Wu Yuxian

Estilo Wu – Wu Jian Quan

Estilo Sun – Sun Lu Tang

Estilo Chen

Nascimento: Vila Chenjagou, Condado Wen, província Hunan. 1600

Criador: Mestre Chen Wanting

Características especiais: alterna movimentos lentos e rápidos, inclui saltos e explosões nos movimentos e pisadas vigorosas. Destaca-se por suas posturas baixas e pelo aspecto marcial mais exteriorizado em comparação aos outros estilos.

Estilo Yang

Nascimento: cidade Guangfuzhen; Condado de Yongnian, província de Hebei. 1860

Criador: Mestre Yang Lu chan que aprendeu com Mestre Chen Chang Xing

Características especiais: movimentos suaves, lentos, velocidade homogênea, sem alteração de alturas, flexíveis, longos e grandes, sem interrupções. É o estilo mais praticado atualmente.

Estilo Wu/Hao

Nascimento: cidade de Guangfu, condado de Yongnian. Província Hebei. 1890

Criador: Mestre Wu Yuxiang

Características especiais: lento, suave, com posturas pequenas com foco no equilíbrio, no desenvolvimento da sensibilidade e no cultivo da energia interior.

Estilo Wu

Nascimento: desconhecido. No Brasil a partir de 1960.

Criador: Mestre Wu Jian Quan

Características especiais: O estilo Wu enfatiza a importância de manter durante todo o treinamento a coluna alinhada segundo uma linha reta que vai do topo da cabeça até o calcanhar do pé de trás. Tentam separar o Yin do Yang.

Estilo Sun

Nascimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com