TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Práticas Educativas: O Projeto Mundo Do Saber

Exames: Tecnologia E Práticas Educativas: O Projeto Mundo Do Saber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

É fundamental que os professores aceitem as novas possibilidades de comunicação e interação, pois toda a forma de comunicação dever ser compreendida e aceita em todos os contextos, mas, sobretudo, que estejam preparados para estabelecer limite às novas formas de comunicação, para que não se comprometa a formação de cidadãos.

Sobre as funções do professor diante das tecnologias, o ponto de partida é analisar as implicações de sua presença no processo educativo. A função do professor está condicionada à forma com que as tecnologias digitais são apresentadas no processo de ensino: como máquinas de instrução, ferramentas auxiliares do processo educativo ou parceiras evolutivas, co-autoras (LOPES, 2005).

O computador oferece inúmeros recursos e esses recursos proporcionam o desenvolvimento de variadas atividades para os alunos e com os alunos. O professor passa a ser, então, mediador. Porém, para que isso ocorra de fato, é preciso que o professor enxergue a autonomia dos alunos, pois muitos acreditam que com o computador em sala de aula, o professor perde o seu lugar.

Valente (2004) diz que a utilização do computador na escola não deve se resumir a aulas de informática, apenas, ou ao ensino dos recursos das ferramentas computacionais e muito menos à discussão de questões pedagógicas. Deve ser praticado o exercício da pedagogia, permitindo ao aluno que vivencie o processo de construção do conhecimento, por exemplo.

Há a necessidade, portanto, de uma articulação entre o pedagógico e o técnico. Sem o conhecimento técnico será impossível implantar soluções pedagógicas inovadoras e, sem o pedagógico, os recursos técnicos disponíveis tendem a ser subutilizados (VALENTE, 2004).

As máquinas não substituirão o professor, desde que ele re-signifique seu papel a partir da utilização das novas abordagens pedagógicas que as tecnologias facilitam.

Incorporar as particularidades trazidas pelos ambientes digitais na construção de instrumentos e estratégias adequadas aos novos contextos é tarefa que vem não só com a evolução da produção teórica, mas também, com o amadurecimento das experiências concretas deste novo modelo.

Ajudam, porém, a diminuir o pensamento linear, sequencial, dando oportunidade para criar um pensamento interativo e transversal. As novas tecnologias são instrumentos ativos e diferentes.

No passado, as tecnologias serviam para alongar os braços. Hoje, servem para ampliar o poder de cognição, além de possibilitar reflexões complexas. As tecnologias educacionais por si só, não resolverão os problemas da educação, mas não podem ser ignoradas as inovações que proporcionam.

De acordo com Fróes (2002, p. 13), os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática, traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir.

O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente.

É extremamente importante que haja uma preocupação com a forma de ensinar atual, e a inclusão tecnológica em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com