TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da Tecnologia na Pratica Educativa e Capacitação Docente

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

[pic 1]

ÉRIKA FERNANDA LUCAS MUNHÓZ – RA 2844266366

KÁTIA PEREIRA NUNES CAMPI – RA 2809652939

MÁRCIA DE OLIVEIRA – RA 2816716302

O USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA EDUCATIVA E CAPACITAÇÃO DOCENTE

Tutora: Vanessa Cipriano Dias/ Eliana Manzan

Sertãozinho, 25 de maio de 2015.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da discussão das novas tecnologias como facilitadoras no processo de aprendizagem dos alunos sendo utilizadas no ambiente escolar e além do ambiente escolar bem como a socialização dos educandos com essas novas tecnologias para que seu aprendizado seja ao longo de sua vida. Também encontra – se neste trabalho a discussão sobre a contribuição dessas tecnologias para os professores, gestores e alunos. Disponibiliza ainda curso virtual que auxiliem na capacitação docente para que sejam aplicados de forma coerente com o processo de ensino – aprendizagem e também quanto ao seu manuseio.

AS TECNOLOGIAS NA ONG ESPERANÇA

A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes, por este motivo utilizamos um espaço para maior desenvolvimento dos alunos.

Ambiente/Sala Temática: sala de informática

Usuários: crianças e adolescentes

Recursos

Tecnológicos

Justificativa e

estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Softwares

Favorecer a concentração; visualização de imagens, vídeos e sons e feedback instantâneo.

Melhorar os rendimentos; despertar a curiosidade e realizar análise dos resultados obtidos.

Através de PECS viabilizar a comunicação em alunos autistas para destruir a barreira do isolamento.

Lousa Digital

Aulas mais interativas e dinâmicas; criação de figuras e visualização de imagens.

Estimular o interesse em participar das aulas interagindo com o professor e alunos

Estimular alunos com deficiência física com dificuldade em escrever em papel a praticarem na lousa

Internet

Compartilhamento de informações além da sala de aula; desenvolvimento de pesquisas sem limites de espaço físico.

Aprender a pesquisar de forma consciente e crítica.

Para alunos surdos Webquest para acessar informações atualizadas.

Com este recurso a instituição promove uma educação democrática e inclusiva dando um apoio ao professor para tornarem as aulas mais atrativas e estimulantes despertando o interesse dos alunos em participarem das aulas favorecendo o ensino – aprendizagem e a socialização dos alunos com deficiências às novas tecnologias e aos demais alunos.

AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA NA ONG ESPERANÇA

Em um mundo globalizado o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem se intensificando e a escola não ficaria de fora dessa transformação.

É comum encontrarmos em muitas escolas alguns recursos tecnológicos tais como giz, lousa, uma sala com alguns computadores e até televisão e DVD. Porém, no mundo atual esses recursos são insuficientes e também são incapazes de serem utilizados para promover o aprendizado no sentido como são empregados nas escolas perdendo de vista os reais objetivos pedagógicos, pois as TICs são um apoio aos docentes, tem o papel de auxiliar no desenvolvimento educativo.

As crianças e adolescentes de hoje são totalmente familiarizados com as novas tecnologias, por isso precisamos refletir, repensar a educação e o uso das TICs no âmbito educativo:

“[...] o aluno de hoje possui características muito diferentes dos alunos da geração anterior. Diante disto, é vital para o professor entender a forma como o aluno de hoje aprende, e se preparar para utilizar estratégias que tornem a aprendizagem prazerosa e significativa.” (JORDÂO, 2009, p. 9)

No ensino tradicional verifica-se apenas a transmissão de conhecimentos pelo professor que tem o papel de detentor do saber. Os alunos não participam efetivamente das aulas, pois estão ali somente para receberem as informações e serem avaliados posteriormente pelo quanto de conteúdo absorveram podendo ser verificado neste modelo de ensino uma apatia e desinteresse por parte dos educandos pelas aulas. As escolas de hoje precisam rever seus pensamentos para a realidade atual.

No processo de aprendizagem e as novas tecnologias há uma mudança positiva no processo de ensino – aprendizagem. O professor não é mais o único detentor do saber. Ele passa a “[...] realizar o seu verdadeiro papel: o de mediador entre aluno e sua aprendizagem, o facilitador, incentivador e motivador dessa aprendizagem” diz Masetto (2013, p. 142). Nesse contexto o professor precisa planejar bem suas aulas e sempre estar pesquisando, estudando, ampliando seus horizontes e capacitando-se constantemente.

O professor como “mediador pedagógico” (MASETTO, 2013, p. 142) e as novas tecnologias são muito importante no processo de aprendizagem dos alunos, já que ele possibilita que os educandos tenham a responsabilidade de desenvolverem seu aprendizado, tornando-se pessoas mais reflexivas, criativas, mais comunicativas e proporcionando um ambiente colaborativo de aprendizagem.

O uso das TICs no ambiente escolar muda a postura do professor, como foi discutido anteriormente, mas também muda a postura do educando, pois este deixa de ser receptor de informações passivo e passa a tornar-se um aluno ativo em sua aprendizagem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (250.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com