TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias: terceirização, benchmarking e gerenciamento de livros abertos

Tese: Tecnologias: terceirização, benchmarking e gerenciamento de livros abertos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 2

• Observe o quadro a seguir, elaborado a partir do que você viu na Web Aula 1 desta aula-tema.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Tecnologias

Aula-tema 03: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 3 e assistiu

À Web Aula 1, em que foram apresentados os aspectos da terceirização. Vamos

Partir agora para a atividade de autodesenvolvimento. Esta atividade deve ser realizada individualmente e propõe que você conheça a terceirização . Espera-se que você consiga, ao fim desta atividade, definir terceirização, defender suas vantagens para as organizações e refletir sobre como esse processo afeta as organizações. Para isso, você retomará o Capítulo 4 do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão 1 e realizará os passos indicados a seguir.

Passo 1

• Releia o Capítulo 4, “Terceirização ( Outsourcing )”, do livro-texto, atentando para os benefícios e etapas desse processo nas organizações.

• Faça anotações sobre os aspectos que considerar importantes.

A possibilidade de se aumentar o foco no negócio. A decorrente redução e melhor controle de custos operacionais, como resultado da melhoria no padrão de desempenho no suprimento de insumos por parte de terceiros com maior grau de especialização. Na redução de verbas para aquisições e modernizações, verifica-se o aumento da disponibilidade de capital para investimento.

A otimização de recursos evita, ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa.

Inicialmente, deve-se elaborar um plano estratégico, com a identificação de potencias áreas de atuação-chave, envolvendo cronogramas e a definição clara dos objetivos a serem alcançados.

Como em qualquer processo administrativo, as atividades de controle visam avaliar o andamento na implantação de cada etapa de cada projeto, comparando-se o planejado com o efetivamente registrado em tal operação, com o objetivo de reduzir custos e melhorar o tempo de atendimento.

Passo 2

• Observe o quadro a seguir, elaborado a partir do que você viu na Web Aula 1 desta aula-tema.

OBJETIVOS E VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

1. Aumento do foco no negócio principal da organização.

2. Redução e melhor controle de custos operacionais (os serviços terceirizados são realizados por especialistas no serviço que prestam, sem que o gestor precise montar uma estrutura à parte).

3. Os custos fixos transformam-se em variáveis (por exemplo, quando determinada área da empresa é terceirizada, as “vagas” dos funcionários passam a ser consideradas como custo variável, pois você contrata apenas quando é necessário).

4. Reduz gastos com aquisições e modernizações (a evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da empresa contratada).

1 FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel (orgs.). Tecnologias e ferramentas de gestão. Edição especial para o Programa do livro-texto da Universidade Anhanguera. Campinas: Alínea, 2009.

© DIREITOS RESERVADOS Proibidos a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

5. Aumento da disponibilidade de capital para investimento.

6. Redução de desperdícios − a empresa terceirizada, por ser especializada, terá maior produtividade com menor custo para desempenhar as mesmas atividades.

7. Diminuição do custo e responsabilidade social com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros.

8. Aprimoramento do sistema de custeio da própria empresa, pois, para terceirizar, é necessário conhecer anteriormente os custos de cada atividade- objeto da terceirização.

Passo 3

• Pense em uma organização que você já conhece (pode ser seu local de trabalho ou mesmo sua universidade) ou pesquise alguma organização na internet, e levante qual(is) setor(es) dessa organização é(são) terceirizado(s).

• Organize as informações que você levantar, como no quadro a seguir:

Descrição da organização (nome real ou fictício)

“Whirlpool latim américa”

Segmento de atuação/principal atividade

“montadora de eletrodomésticos”

Localização

RUA: Dona Francisca numero 7200 CEP 89219-900

Setor (es) terceirizado(s)

A parte de segurança: EMPRESA FT SEGURANÇA

RESTAURANTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com