TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Dissertações: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Tempos Modernos é um filme que trata da história e evolução da indústria, bem como o momento histórico denominado Revolução Industrial. Conta a história em que Carlitos interpretado por Charlie Chaplin é um funcionário de uma fábrica e acaba internado devido a pressão sistemática que exercia em sua função, acaba preso por ser considerado líder de uma greve Comunista , procura emprego no mercado de trabalho que de manufatura passou para maquino fatura, conhece uma moça que passava dificuldades devido ao período socioeconômico e que se torna sua companheira e enfrenta diversas dificuldades da época com o novo modelo de sobrevivência nas cidades , e apesar de tudo segue com o objetivo de ir em busca da felicidade, de vida digna e respeito, valores que durante a Revolução Industrial foram deixados de lado em prol dos lucros e riquezas, é um filme que mostra explicitamente críticas sobre a cultura da época e a sociedade industrializada.

FILME: Tempos Modernos

LANÇAMENTO: 1 de Janeiro de 1936 (EUA)

DIRETOR: Charlie Chaplin

ELENCO:

Charlie Chaplin – Trabalhador da fábrica (Carlitos)

Paulette Goddard – Ellen Peterson

Henry Bergman – Proprietário do motel

Tiny Sandford – Big Bill

Chester Conklin – Mecânico

Al Ernest Garcia – Presidente da fábrica

Stanley Blystone – Pai das meninas

Hank Mann – Mendigo

Murdock MacQuarrie – J.Widdecombe

Richard Alexander – Companheiro de cela

Edward LeSaint – Diretor Couler

QUESTÕES:

1- Qual o assunto tratado no filme? O que nos é contado no filme?

2- Quais seus personagens favoritos no filme? Por que?

3- Quais personagens de que você menos gostou? Porque?

4- Do que você mais gostou neste filme? Por que?

5- Descreva as cenas que você achou mais interessantes.

6- Descreva as cenas menos interessantes.

7- Depois de assistir ao filme, pesquise mais sobre os personagens e a história do filme, assim como o tempo histórico que o filme retrata. Descreva as informações obtidas.

8- As cenas do filme, apesar de muito próximas da realidade, não ocorreram de fato; entretanto, trazem elementos de fatos verdadeiros. Quais?

9- Como podemos relacionar, os acontecimentos mostrados no filme em nosso momento histórico.

10- Recorra aos periódicos para obter notícias atuais sobre as questões: capitalismo/industrial/tecnologia/exploração e compare com as cenas que são apresentadas no filme.

RESPOSTAS:

1- O filme relata sobre acontecimentos na Idade Moderna como a Revolução Industrial e suas consequências, como exemplo, o aumento do desemprego devido a substituição do homem por máquinas e a queda da situação econômica, onde muitas pessoas passam fome e o modo sistemático de trabalho e manipulação do trabalho (mais-valia)

2- Carlitos (Charles Chaplin) e Ellen (Paulette Goddard), porque mesmo com toda a dificuldade da época ele lutava para conseguir alcançar a felicidade e ainda se divertia, e ela por acompanha-lo e acreditar que era possível alcançar seus sonhos e a felicidade.

3- Presidente da fábrica (Al Ernest Garcia), porque além de observar tudo o que acontecia na fábrica, inclusive seus funcionários, e sem se importar sempre mandava aumentar a velocidade de produção sobrecarregando os operários.

4- O modo como foi demonstrado os fatores históricos, porque apresentou de modo relevante e explicitamente as características e críticas sobre a Revolução Industrial, burguesia e capitalismo com humor e a finalidade dos personagens de encontrar a felicidade dentro desses sistemas.

5- Cena em que Carlitos fica desequilibrado ao tentar acompanhar o ritmo acelerado de produção, outra cena em que oferecem ao proprietário da fábrica uma máquina revolucionaria para diminuir o tempo gasto de pausa para almoço, e a cena em que a menina que fica órfã rouba e distribui bananas para as crianças pobres.

6- Cena onde Carlitos arruma emprego em uma loja e fica andando de patins e depois encontra ladrões e os reconhece percebendo que era seu amigo que trabalhava com ele na fábrica.

7- Informações obtidas:

- O filme Tempos Modernos reproduz a realidade vivenciada na época após a crise da Grande Depressão, que originou da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, gerando desemprego, fechamento de industrias, exploração da classe operaria e dentro outros.

- A Revolução Industrial que teve como maior consequência a substituição do homem pela máquina, podendo definir como passagem da manufatura para a maquino fatura porque o homem passa a trabalhar no papel de agente de direção e manobra dos aparelhos.

- A demonstração evidente da visão dos proprietários das empresas que buscam o aumento da produção sem se preocupar com as condições de trabalho ofertadas aos funcionários alienados.

8- A substituição da manufatura pela maquino fatura;

Crise econômica;

Desvalorização do trabalho humano;

Opressão e exploração do trabalhador e dentre outros.

9- O filme demonstra fatores atuais como a nossa rotina corrida, o avanço tecnológico que cada vez mais está tomando funções humanas, greves, desemprego,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com