TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Tempos Modernos" Sob A Temática Da Administração

Artigos Científicos: "Tempos Modernos" Sob A Temática Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

O filme que nos foi mostrado foi um Filme lançado em 1936, onde faz uma crítica a indústria e a iniciativa privada de sua época. Nele podemos observar várias cenas engraçadas a partir do personagem de Charlie Chaplin que já pode ser puxado um gancho com a matéria pois retratam alguns dos princípios básicos da Administração Cientifica de Frederick Taylor.

“Desenvolver uma ciência para o trabalho, para substituir o método empírico. O estudo sistemático e cientifico do tempo, criado por Taylor, consistia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos, que eram estudados e cronometrados. Em seguida, eram definidos tempos-padrão para os elementos básicos.”

No filme, Charlie Chaplin enfatiza as disfunções de tal princípio, onde demonstrava o desgaste físico e emocional dos operários, provocados pela padronização das tarefas e a longa jornada de trabalho, que começava por volta da manhã e terminava no final da tarde, aproveitando assim o máximo possível da mão-de-obra.

Podemos ver a divisão de tarefas, onde o operário era instruído a fazer o mesmo trabalho por longo período, como por exemplo, o personagem de Charlie apertando parafusos numa linha de montagem; a inovação tecnológica, onde os empresários buscavam meios de aumentar a produção com o mínino de custo possível. Depois de causar certas confusões na fábrica, Chaplin é preso, onde se depara com comida, segurança e abrigo, coisa que naquela época não era tão fácil assim, pois para tanto, o trabalhador precisa aceitar as condições de trabalho, aceitar ser tratado como uma simples máquina.

Ao sair da prisão, ele se deparou com o trabalho paralisado por motivo de greve. Começa então a procurar novo emprego, ao conseguir, era demitido por não exercer corretamente a função para qual foi escolhido. A partir daí ele busca de todas as formas possíveis o retorno para a prisão, visto por ele como um lugar melhor. O filme todo reflete também uma grande crítica ao sistema de seleção de trabalhadores, onde não era necessário ter experiência ou aptidão na função, sem mão de obra especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com