TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adm

Casos: Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE AVALIATIVA

QUESTIONÁRIO

Curso Ciências Contábeis Período Letivo 2011/2

Semestre 2º Sem Disciplina Teorias da Administração

Nome Professor EAD Ma. Monica Satolani

Nome Aluno(a)

RA

ORIENTAÇÕES

 Leia as questões abaixo e responda individualmente.

 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:

1) Seu nome e seu RA

2) Nome do tutor presencial

3) Nome da disciplina

4) Nome do professor EAD

5) Conteúdo das respostas das questões

6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle

7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle - 03 à 15 de outubro de 2011

Lembrem-se !

 Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, do dia 03 à 15 de outubro de 2011, impreterivelmente.

 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).

 Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.

Atividade Avaliativa Questionário

Questões Dissertativas

Questão 10 (0,25) ( Tema 1)

A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.

O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definirem diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica.

Cadeia escalar ( linha de comando) : hierarquia- a serie dos chefes do primeiro ao ultimo escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autoridade para estabelecer relações diretas ( a ponte de Fayol).

Ordem: um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar.

Equidade: tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários.

Estabilidade do pessoal: manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento.

Iniciativa: faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes.

Espírito de Equipe: desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho.

Tudo que acabei de expor são na verdade os princípios de Fayol e podemos observar claramente a divisão das funções.

Ele também deixou claro o papel do gerente e seus colaboradores que devem saber o que fazer e suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial, segundo a visão de Fayol.

Questão 8. (0,25) (Tema 2)

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.

O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75).

Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50).

De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com