TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Malthusiana E Day Of Overshoot

Artigos Científicos: Teoria Malthusiana E Day Of Overshoot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

A notícia veiculada pela revista Galileu, demostrado a existência do denominado: Earth Overshoot Day quando são atingidos, no decorrer do ano, as capacidades do planeta Terra de se recuperar da exploração dos recursos naturais renováveis (bens). Cada ano esta data vai sendo mais precoce, ao ponto de criar uma situação de déficit ambiental. Hoje se encontra em mais ou menos em dezoito meses o tempo para que o planeta se recupere, repondo o que é exaurido, estando então com um déficit de aproximadamente seis meses, esta constatação varia entre países, estando alguns permanentemente deficitários como é o caso do Japão, enquanto o Brasil se apresenta ainda adplente contribuindo com uma espécie de poupança ambiental, mesmo assim o que marca é o endividamento da humanidade como um todo. Este processo se á essencialmente pelo aumento populacional verificado nas últimas décadas o que provoca um aumento na demanda por estes bens, ou seja um aumento da escassez, agravada pelo fato de que hoje o que move não são só as necessidades e sim os desejos, aumento da demanda para o bem em questão gerando elevação das commodites e maior interesse em explorar tais recursos e aumento dos lucros, aperfeiçoados pela melhora tecnológica, daí perfazendo a diminuição na data no calendário do “Earth Overshoot Day”. A maior ameaça se infere às gerações futuras que viverão a incerteza de que serão detentores dos referidos bens.

O aumento populacional já foi alertado pelo britânico Thomas Malthos na segunda metade do século XVIII, por observar o crescimento populacional da população humana após a revolução industrial com o aumento da oferta de alimentos em relação aos modelos de produção até então existentes, além das melhoras nos padrões sanitários que veio com a urbanização que resultaram numa taxa de natalidade aumentada e um decréscimo nas taxas de mortalidades por diversos eventos. Segundo ele a população cresceria em proporção geométrica ( ele previu que a população dobraria em vinte e cinco anos), enquanto que os alimentos, mesmo com os avanços tecnológicos observados, cresceriam numa proporção aritmética, tendo como consequência a fome, e por sua vez guerras, disputas territoriais, doenças.

Como forma de controle populacional pelo controle da natalidade Maltos elencou as seguintes medidas:

1-Jugeição moral de retardar o casamento

2-Castidade antes do casamento

3-Apenas ter o número de filhos que pudesse sustentar a partir das terras cultiváveis que possuísse.

A teoria malthusiana, já no século XX, no pós-segunda guerra proporcionou a criação da teoria Neomaltusiana, devia a explosão demográfica que se observou desde então com o advento das novas tecnologias na área da medicina, como por exemplo a criação dos antibióticos que reduziram drasticamente as taxas de mortalidade, e que este fenômeno ocasionaria , nos países do chamado terceiro mundo, o subdesenvolvimento, sugerindo que os governos locais investissem numa política conhecida por “planejamento familiar”, como uma forma de controle da natalidade, utilizando para isso os modernos anticoncepcionais, e as práticas de esterilização cirúrgica, como a laqueadura tubária e vasectomia nos homens. Isso em detrimento dos investimentos nos setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com