TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria positivista no Brasil

Artigo: Teoria positivista no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil

O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados às crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

A teoria positivista expandiu-se no Brasil durante a ditadura militar apoiando a República.

Com ideais de mudar o mundo e apoiar a evolução, tinha método de análise a objetividade sendo uma realidade social, denotando uma expressão privilegiada do modo de pensar da sociedade burguesa.

E quanto ao serviço social, o primeiro suporte teórico-metodológico necessário á qualificação técnica de sua prática á sua modernização vai ser buscado no positivismo, decorrente, na apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.

Dentro do serviço social foi o positivismo que, primeiro orientou as propostas brasileiras de trabalho e, diante de uma legitimação do profissional o positivismo proporcionou uma perspectiva de ampliar referenciais técnicos.

O documento de Sumaré foi o auge da crise do positivismo na América Latina Teorias abordadas: cientificismo, fenomenologia,e dialética. Foi uma proposta de ajuda psicossocial, onde a ditadura começa a enfraquecer. Surge nesse período a Psicologia Social. O esforço pela validação da profissão foi muito positivo nas discussões.

Através das ideias abordadas no documento, ocorreu uma perspectiva no processo de renovação do Serviço Social que é a reatualização do conservadorismo.

É nesse contexto histórico, pós Constituição de 1988 que os profissionais de serviço social, iniciam o processo de ultrapassagem da condição de executores de políticas sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas.

WWW.webartigos.com/artigosmoviemtnos de-reconceituacao-do-servico-social/46749/ www.suapesquisa.com/o_que_e/positivismo.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com