TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vamos agora ler alguns Conceitos e teorias Básicos de Economia

Seminário: Vamos agora ler alguns Conceitos e teorias Básicos de Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Vamos agora ler alguns Conceitos e teorias Básicos de Economia:

A palavra economia deriva do grego oikosnomos, originada de oikos que significa casa e nómo, que significa lei. Assim, tendo, portanto, a significação de administração de uma casa, ou do Estado. Então, podemos definir a economia como sendo a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004).

Economia é a ciência que tem por finalidade: Achar meios de melhorar a utilização de recursos entre fins alternativos, objetivando satisfazer as necessidades limitadas do homem e sociedade e aumentar o nível de bem estar dos indivíduos. No entanto, as necessidades dos indivíduos são ilimitadas enquanto o meio ambiente tem recursos limitados a oferecer. Por isso, há a necessidade de tais recursos serem utilizados da melhor forma possível.

A Economia trata de estudar as ações econômicas dos homens a partir do momento que este procurou obter os bens e serviços necessários para viver. E a partir deste momento a obtenção de lucro. Daí surgiu também o estudo das necessidades em economia. Pois a cada momento que passa novos produtos são criados para saciar algum tipo de necessidade humana, gerar capital e obter com esse lucro para sustentar a economia.

A economia pode ser definida como o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos como utilizações alternativas na realização, confecção, construção ou elaboração de produtos ou bens. Também como criação de prestação de serviços, que irão satisfazer determinadas necessidades.

Podemos dizer que foi com Adam SMITH, por volta de 1777, que a economia passou a ser uma reunião de conhecimentos sistematicamente organizados, com princípios coerentes e lógicos, que visam a alocação eficiente de recursos escassos da e na sociedade. Nesta temática, a economia passou a ser conhecida como a ciência que busca descobrir as leis gerais e particulares que regem a atividade econômica, de comum acordo com a natureza dos fatos vigentes.

O termo economia também é empregado pra designar o ramo do conhecimento humano que procura estabelecer as leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços produzidos numa sociedade. Esses conhecimentos são apropriados através da teoria econômica.

Segundo o dicionário Aurélio, economia é a ciência que trata dos fenômenos relativos à produção, distribuição, acumulação e consumo dos bens materiais. E a variável econômica está sempre presente nessa interação. A implantação de novas leis, as demandas diferenciadas, a pressão de consumidores, a consciência dos empresários vem constituindo fatores que forçam uma nova postura e novas regras de conduta no tocante às atividades econômicas, principalmente a da retirada dos recursos naturais, que vem surtindo repercussões sobre os custos de produção. Por outro lado, origina uma competitividade e um diferencial para a empresa que sabe lidar com os recursos naturais.

É sabido que o mercado é um mecanismo poderoso para atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com