TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de conhecimento sobre Ciencias Sociais

Exam: Teste de conhecimento sobre Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Exam  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

1- Qual a influencia das ideias e da teoria de Darwin no pensamento sociológico positivista?

A base da ideia darwinista seria o fato de algo ou alguém passar de um estagio inferior até um estagio mais evoluído, aperfeiçoado, melhorado... Superior. A ideia de evolucionismo está presente no pensamento de Augusto Comte, quando ele fala que a sociedade passou por uma evolução de pensamento (lei de três estados). O primeiro que ele chama de primitivo é o estágio teológico, que o Comte fala que é a infância da humanidade. O segundo estagio, é o metafísico que tudo o que é explicado pela sociedade é de forma filosófica.Esse estágio é considerado a adolescência da humanidade. Até a humanidade chegar ao terceiro estágio que é o positivismo, onde tudo na sociedade é explicado pela ciência. Essa fase da sociedade é considerada como madura da humanidade.

Nota-se que essa teoria é profundamente evolucionista, ai percebe-se a influencia do Darwin no pensamento de Comte.

2- Como a ideia evolucionista da burguesia para a ciência social condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

Um dos discursos ideológicos que “legitimariam” o processo de domínio e exploração dos europeus sobre asiáticos e africanos seria o evolucionismo social. Tal teoria classificava as sociedades em três etapas evolutivas: 1ª) bárbara; 2ª) primitiva; 3ª) civilizada. Os europeus se consideravam integrantes da 3ª etapa (civilizada) e classificavam os asiáticos como primitivos e os africanos como bárbaros. Portanto, restaria ao colonizador europeu a “missão civilizatória”, através da quais asiáticos e africanos tinham de ser dominados. Sendo assim, estariam estes assimilando a cultura europeia, podendo ascender nas etapas de evolução da sociedade e alcançar o estágio de civilizados. O darwinismo social se caracterizou como outra teoria que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes. O darwinismo social compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies (Darwin) poderia ser aplicada à sociedade. Tal teoria difundia o propósito de que na luta pela vida somente as nações e as raças mais fortes e capazes sobreviveriam.

3- Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Esses dois movimentos revelariam ser a ordem o princípio que rege as

transformações sociais, princípio necessário para evolução social ou o progresso. Essa ordem implicaria o ajustamento e a integração dos componentes da sociedade a um objetivo comum. Os movimentos reivindicatórios, os conflitos, as revoltas deveriam ser contidos sempre que pusessem risco a ordem estabelecida ou o funcionamento da sociedade, ou ainda quando inibissem o progresso. Auguste Comte identificou na sociedade esses dois movimentos vitais: chamou de dinâmico o que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização; e de estático o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social.

4- Como Durkheim descreve o fato social?

Constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. O sociólogo francês defende que estes têm três características:

Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são de tal maneira fortes que obrigam os indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade - esta característica transmite o fato de esses padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.

Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade.

Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.

De maneira simples, é tudo aquilo que nos faz viver em sociedade.

5- Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir sua neutralização numa analise aos fatos sociais?

Durkheim elaborou algumas regras para que a análise dos fatos sociais seja feita com neutralidade. As regras de Durkheim:

1º Tratar o objeto de estudo como coisa: O objeto analisado não pode ser tratado como um sistema financeiro ou uma religião, todos eles devem ser coisas.

2º O sociólogo deve se isolar de sentimentos, crenças, preconceitos e qualquer intimidade que tenha com o objeto analisado.

3º O objeto social deve ser neutro, sem opiniões pessoais e sim dadas científicos baseadas nos fatos.

4º Distanciamento entre sociólogo e o fato analisado: deve-se buscar o isolamento entre qualquer opinião já existente sobre o fato, a fim de evitar o contagio com opiniões externas.

6- Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

A Morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais, numa nítida referência às espécies estudadas em biologia. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento em que os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos.

7- O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico, por quê?Discuta se o argumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.

É um fato normal. Pois de acordo com Durkheim o caso patológico é a ação que ocorre esporadicamente na sociedade de um determinado lugar. Já o caso normal é o caso que sempre acontece em uma determinada sociedade. Então por exemplo: o crime é algo que acontece sempre em uma sociedade logo ela é um caso normal, agora tomemos como exemplo se ocorresse uma guerra no Brasil ai seria um caso patológico pois não costuma-se haver guerras no Brasil.

8- Elabore um quadro que compare as definições de Weber e Durkheim em relação a função social, fato social, relação social, instrumentos de analise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com