TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Dominação Em Weber

Dissertações: Tipos De Dominação Em Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  333 Visualizações

A partir dos ensinamentos de Max Weber caracterize, primeiramente, o significado de lideranças carismática em comparação com as outras duas formas de dominação legitima.

De acordo com Weber para que um Estado exista é necessário que as pessoas que estejam submetidas a esse Estado obedeçam a autoridade das pessoas que detem o poder, para que as pessoas obedeçam os detentores do poder, é necessário que a autoridade seja tida como legitima. No texto “A politica como vocação” o autor cita três tipos de dominações que são consideradas legitimas:

Dominação tradicional: é baseada na tradição, nos costumes, as pessoas obedecem e seguem um líder por que estão acostumadas com a figura do mesmo. A monarquia é um exemplo claro da dominação tradicional, onde a relação de lealdade e respeito é estabelecida e dura por muito tempo.

Dominação legalista (burocrática ou legal): é legitimada pelas leis e determinam e definem a conduta dos indivíduos. Um exemplo é uma empresa que possui um código de conduta, os funcionários devem seguir e respeitar essas regras.

Dominação carismática: é fundamentada na crença de que o líder em questão possui dons ou qualidades que o diferenciam dos outros, o mesmo possui carisma e através dele conquista a confiança e o apoio das pessoas que o seguem por admirar suas qualidades de pessoa e de chefe.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com