TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Pesquisa

Casos: Tipos De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de pesquisa quanto à natureza

Pesquisa Básica

Pesquisa Aplicada

Pesquisa Básica

Objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolvendo verdades e interesses universais. É feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que se tenha na pesquisa uma aplicação imediata. Aplicando conhecimento sobre o conhecimento, e querendo sempre fazer a difusão do conhecimento na comunidade.

Pesquisa Aplicada

Objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos. Envolvendo apenas verdades e interesses locais. É realizada com objetivo de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo. Pesquisa que envolve conhecimento disponível e sua ampliação, conhecimento visando utilidade econômica social.

Tipos de pesquisa segundo os objetivos

Exploratória

Descritiva

Explicativa

Pesquisa Exploratória

A pesquisa exploratória é usada para se ter uma visão panorâmica, trazendo o problema para mais próximo do ser proporcionando assim maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Sendo chamada também de pesquisa de base.

A grande maioria das pesquisas exploratórias envolve, levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e ainda análise de exemplos que estimulem a compreensão.

A investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. É, normalmente, o primeiro passo para quem não conhece suficientemente o campo que pretende abordar.

Pesquisa Descritiva

A pesquisa descritiva serve para descrever as características de uma população ou fenômeno, estabelecendo relações entre variáveis.

Envolve técnicas de coleta de dados padronizados, questionários, observação.

A pesquisa de modo descritivo exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar.

São exemplos de pesquisas descritivas:

Estudos de caso

Análise documental

Pesquisa ex-post-facto

Entre outras.

Pesquisa Explicativa

A pesquisa explicativa busca sempre encontrar os fatos que contribuem e são determinantes para ocorrência do fenômeno, buscando explicar a razão pelo qual tudo acontece. Assume com isso em geral as formas de pesquisa experimental e pesquisa ex-post-facto.

Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado.

Exemplo de pesquisa explicativa:

As raízes do sucesso de determinado empreendimento.

Tipos de pesquisas quanto aos procedimentos

Pesquisa Experimental

Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com