TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PESQUISA

Tese: TIPOS DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

“TIPOS DE PESQUISA”

O que é pesquisa?

Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.

As pesquisas podem ser classificadas de acordo com seus objetivos ou com seu delineamento (desenho da pesquisa).

Quais os tipos de pesquisa?

Classificação de pesquisa de acordo com seus objetivos:

1-Exploratórias

2-Descritivas

3-Explicativas

1-Têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.Seu planejamento é bastante flexível e, na maioria dos casos são feitos: (a)levantamento bibliográfico; (b)entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; (c) análise de exemplos que “estimulem a compreensão”.

2-Têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno e o estabelecimento de relações entre variáveis.

3-Têm como preocupação a identificação dos fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

Classificação de pesquisa de acordo com seu delineamento:

1-Bibliográfica

2-Documental

3-Experimental

4-Ex-post facto

5-Estudo de corte

6-Levantamento

7-Estudo de campo

8-Estudo de caso

9-Pesquisa-ação

10-Pesquisa Participante

1-Pesquisa Bibliográfica

Desenvolvida com base em material já elaborado,constituído principalmente de livros e artigos científicos.Livros: de leitura corrente (obras literárias e de divulgação); de referência (informativa ou remissiva – dicionários, enciclopédias);Publicações Periódicas: jornais, revistas;Impressos diversos.

2. Pesquisa Documental

Assemelha-se à pesquisa bibliográfica,contudo, a diferença está na natureza das fontes.A pesquisa documental se vale de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico.

Exemplo

“Pesquisa documental sobre a história da hanseníase no Brasil

RESUMO

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre fontes relativas à lepra, realizada em diversas instituições da cidade do Rio de Janeiro. No Real Gabinete Português de Leitura, no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional foram pesquisados livros, índices,ofícios e fotografias sobre administração de leprosários e artigos sobre o tratamento da doença. No Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV)foram consultados diversos arquivos, destacando-se as informações referentes à política de saúde adotada durante o primeiro governo Vargas (1930-45). A pesquisa integra o acervo da International Leprosy Association Global Project on the History of Leprosy, e os resultados podem ser consultados no site http://www.leprosyhistory.org.

3. Pesquisa Experimental

Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo,definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto,

Variáveis?

Definição matemática: “Algo que varia”– designa um atributo que pode assumir diversos valores e posições.Variáveis são as dimensões que o pesquisador elege na realidade como importantes para sua pesquisa.

Tipos de variáveis:

Variável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com