TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Comparativa, Definições E Tipos De Planejamentos

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Comparativa, Definições E Tipos De Planejamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.395 Palavras (26 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADES ANHAGUERA

Sumário

1. Introdução 4

2.1 Planejamentos Estratégicos 6

2.2 Planejamento Tático 6

2.3 Planejamento Operacional 6

3.0 Pesquisa Comparativa, Definições E Tipos De Planejamentos. 7

3.1 Planejamento Estratégico 7

3.2 Planejamento Tático 7

3.3 Livro: Teoria Geral Da Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano. (Sexta Edição) 8

3.4 Livro: Administrando Em Tempos De Grandes Mudanças - Peter F. Drucker 8

3.5 Relatório 10

4.0 Direção Como Função Garantidora Do Processo Administrativo 12

4.1 Como O Grupo Estabeleceu Os Níveis De Direção Para O Projeto De Extensão Universitária 13

4.2 Artigo Base: As Estruturas De Controle E A Redução Das Cargas Difusas. (Cleverson De Oliveira) 14

4.3 Relatório 15

5.0- A) O Trabalho Do Gerente Executivo: 17

5.1-B) Aplicação De Ferramentas Na Gestão De Processos Das Organizações Que Aprendem 17

5.2 Relatório 18

6.0 Considerações Finais 20

7.0 Implicações Éticas 21

8.0 Conclusão 23

9.0 Bibliografias 24

1. Introdução

Vamos ver a seguir, é que uma organização não é feita apenas de um conjunto de recursos, pois é apenas a plataforma física da empresa, elas devem ser aplicadas ou administradas como um conjunto coeso e coordenado de competências, estas que constitui o que a empresa instruir-se, a saber, fazer mais perfeito que as outras empresas, sempre modernizadas e taticamente competitivas, suficientes para tirar o maximo de seus recursos e com um mínimo de custos e de empenhos, com objetivo de causar efeitos excepcionais para empresa.

Neste relatório, iremos determinar Planejamento e seus respectivos tipos. A meta do mesmo é mostrar que o planejamento em uma empresa é muito importante, pois com ele tudo terá um cronograma e será elaborado de acordo com que a empresa não sinta grandes dificuldades em longo prazo.

Para deixar claro, o planejamento é uma forma de a empresa utilizar melhor seus recursos e projetos. Se caso a empresa tenha que decidir um caso urgente sem utilizar um planejamento, esta, poderá sentir o choque em longo prazo e poderá passar por dificuldades.

O planejamento tem três definições, estratégico, tático e o operacional, onde falaremos com mais detalhes no relatório abaixo.

Toda empresa precisa de estrutura, podendo crescer no mercado principalmente quando se tem planejamento, quando a empresa, sem parar sua rotina diária, planeja independente do tamanho da decisão, o que irá fazer com determinado negócio, a possibilidade de dar certo, é muito grande.

Para sua sobrevivência o homem foi se tornando cada vez mais dependente de um mundo voltado para as organizações, concretizando ideias que sozinho ele não seria capaz de fazer e não é difícil observar que as organizações permeiam toda a história de nossa civilização obrigando ao homem usar recursos para uma melhor eficiência e eficácia de seus objetivos.

A função da organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado. Recebe o nome de desenho organizacional, e o desenho organizacional representa uma forma, um padrão, uma estrutura ou elo parecido e que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos.

A função administrativa que compreende a medida do desempenho em comparação objetiva e as metas por isso planejamento e controle são conhecidos como funções gêmeas da administração.

2. Planejamento

Planejamento é uma ferramenta administrativa que permite perceber a realidade, avaliar as ações para o futuro de uma determinada organização. Também é importante que o planejamento seja entendido como um processo recorrente e prático das determinações do plano, o que lhe garante assiduidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

Na verdade planejar uma ação, e um desafio que o profissional administrador, descobre ao seu redor, pois planejar uma determinada ação e colocar aquela ação em prática demanda tempo, pessoas e o ser humano nunca e um ser suscetível, a mudanças e às vezes, isso e necessário para o crescimento da organização.

O Planejamento é formado de meios diferente nos vários níveis organizacionais. Em tese disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis de planejamento, o planejamento estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional.

Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que “se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve” Isto significa: se uma pessoa ou empresa quer obter a qualidade competitiva, isto não se dará por acaso, mas será o resultado de um esforço de todos aqueles que trabalham na organização, desde o presidente até o mais simples funcionário.

Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode abranger toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou planejado.

2.1 Planejamentos Estratégicos

É o planejamento mais vasto que envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:

É planejado para o longo prazo: seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos.

Envolve a empresa com uma totalidade abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa – se em atingir objetivos globais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com