TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada De Decisão

Artigos Científicos: Tomada De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  4.691 Palavras (19 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 19

Tomada de decisão em equipe: Um estudo de caso na cooperativa X.

Melaine Roberta Camarotto (UTFPR) melaine.camarotto@ifpr.edu.br

Resumo: Marco da historia, a Revolução Industrial trouxe consigo progresso e muitos problemas sociais. Como alternativa pra resolver parte destes problemas, surgem as cooperativas um sistema econômico social baseado na liberdade, igualdade, participação e solidariedade. Os anos se passaram e a cada dia mais, a sociedade vem reconhecendo a importância das organizações cooperativas no âmbito social e econômico como fonte de emprego e renda, e principalmente como uma forma de resolução de problemas sociais advindos do capitalismo. A problemática atual que circunda as cooperativas referese a sua sobrevivência no mercado, haja vista que estas são organizações com enfoque social – sem fins lucrativos – que estão inseridas em um mercado capitalista cada dia mais agressivo. Para alçar esta sobrevivência, as cooperativas estão sendo obrigadas a rever e aprimorar suas técnicas administrativas através da profissionalização de seus gestores, dentre estas técnicas destaca-se nosso objeto de estudo: a formação de equipes para tomada de decisão associado ao estudo de caso na cooperativa X. Palavras chave: Indivíduo, Tomada de Decisão, Equipe, Cooperativa.

Decision making in teams: A case study in the cooperative X.

Abstract Marco's history, the Industrial Revolution brought progress and many social problems. As an alternative to solve part of these problems arise cooperatives social an economic system based on freedom, equality, participation and solidarity. The years passed and more each day, society has recognized the importance of cooperative organizations in the social and economic development as a source of employment and income, and especially as a way of solving social problems arising from capitalism. The current problems surrounding cooperatives refers to their survival in the market, given that these are organizations with a social focus - nonprofit - which are embedded in a capitalist market increasingly aggressive. To raise this survival, cooperatives are being forced to revise and improve their management techniques through the professionalism of its managers, among these technical highlights is our object of study: the formation of teams for decision making associated with the case study in the cooperative X. Key-words: Individual, Decision Making, Team, Cooperative.

1 Introdução O espírito de cooperação e solidariedade é profundamente humano. Através de todos os períodos de desenvolvimento, o homem tem sido capaz de unir-se com outros homens para facilitar a realização de um trabalho. Quando as pessoas se unem para realizar uma tarefa, estão cooperando.

O modelo cooperativo e um sistema econômico e social baseado na liberdade, igualdade, participação e solidariedade. Resultado de um longo processo histórico em que o homem vem demonstrando um espírito de associação e solidariedade, a geração de diversas formas de organização social e a cooperação econômica baseada na continuação da aplicação da justiça e da igualdade. O êxito desta iniciativa começou a ser um exemplo, expandiu-se pelo mundo os princípios morais da conduta que ate hoje fundamentam a base do verdadeiro cooperativismo.

Dentro do alcance do pensamento cooperativista, a questão da eficácia associa-se ao processo de tomada de decisão sobre o caráter democrático, tanto no aspecto político como econômico. A cooperativa e democrática do ponto de vista econômico à medida que cada cooperado representa um voto. Então se a liderança da cooperativa é democrática, é decidir, se cada tomada de decisão econômica terá a necessidade de consulta dos cooperados e princípios, em muitos casos, quando a tomada de decisão é realizada, devido à demora deste processo, a possibilidade do negócio já findou.

Para ser eficiente, no alcance de resultados, as organizações cooperativas estão fazendo a criação de equipes de trabalho como um meio de alcançar a agilidade e os meios necessários para compatibilizar o processo democrático de tomada de decisão com a agilidade que o mercado exige para este processo.

Diante disso, este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das características das equipes que influenciam o processo de tomada de decisão, a fim de pontuar quais são as características são desejáveis no processo de formação das equipes e a forma como esse processo ocorre na Cooperativa X.

2. Revisão da Literatura

A Revolução Industrial é considerada como um marco na história da humanidade, na medida em que as máquinas passam a substituir as atividades artesanais. Permitindo aos donos dos meios de produção concentram cada vez mais renda e, um número cada vez maior de trabalhadores, são explorados de forma desumana.

A experiência cooperativista começou na França e na Inglaterra, entre 1820 e 1840, inicialmente, além de suas funções econômicas.

Conforme Drimer (1981, p. 16) as cooperativas são:

Associações de pessoas que organizam e administram empresas econômicas, com o objetivo de satisfazer uma grande e variada cadeia de necessidades da sociedade. As cooperativas se apóiam e se baseiam no esforço próprio e na ajuda mútua dos associados, atendendo assim os interesses sócio-econômicos de seus membros na

medida em que esses interesses coincidem ou pelo menos não são opostos aos interesses gerais da comunidade.

A primeira cooperativa surgiu na Inglaterra em 1844 na cidade de Rochdale, onde 28 artesões criaram a "Sociedade dos pioneiros de Rochdale” idealizada por Robert Owern, conhecido com o pai do cooperativismo. Surge como uma alternativa de atuar no mercado econômico, frente ao capitalismo com preços abusivos, a exploração na jornada de trabalho, aumento do desemprego causado pela Revolução Industrial.

Os anos se passaram e a cada dia mais, a sociedade vem reconhecendo a importância das organizações cooperativas no âmbito social e econômico como fonte de emprego e renda, e principalmente como uma forma de resolução de problemas sociais advindos do capitalismo. A problemática atual que circunda as cooperativas refere-se a sua sobrevivência no mercado, haja visto que estas são organizações com enfoque social – sem fins lucrativos – que estão inseridas em um mercado capitalista cada dia mais agressivo. Para alçar esta sobrevivência, as cooperativas estão sendo obrigadas a rever e aprimorar suas técnicas administrativas através da profissionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com