TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos De Microeconomia

Artigo: Topicos De Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

TÓPICOS DE MICROECONOMIA

Microeconomia é um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma sério possível de fins, e surgiu no século XX com Keynes

________________________________________________________________________

*Adam Smith*

Se preocupada com três problemas básicos na economia:

a) Que fatores são responsáveis pela riqueza das nações e como se dá o crescimento econômico.

b) Que fatores impedem o desmoronamento da sociedade, composta por pessoas essencialmente egoístas? Ou seja, como explicar a coesão social em um mundo onde todos buscam os próprios interesses.

c) Para onde caminha a sociedade? Em que direção ela se move?

Segundo Smith, a resposta á primeira indagação está em que a causa da riqueza das nações é trabalho o humano. Para a resposta a segunda questão entra as considerações sobre leis do mercado e a teoria da “mão invisível” (que quer dizer que o mercado se regula naturalmente, sem intervenção do governo, como se houvesse uma mão que o conduzisse)

A terceira indagação de Smith é uma decorrência da anterior e do papel que ela atribui á acumulação de capital, resultante do aumento e produtividade, provocado pela divisão do trabalho. Apesar de a situação do operariado na época ser muito ruim, Smith acreditava que seguindo as leis naturais a riqueza só podia crescer, e crescendo beneficiaria a todos

________________________________________________________________________

* David Ricardo *

David Ricardo, cujas idéias mais importantes referem-se á:

a) Teoria do valor, em que Ricardo entende que o preço das mercadorias é determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada. Ou seja, o valor e dado pelo custo em trabalho (Teoria do valor-trabalho)

b) Teoria da repartição, que procura explicar a repartição do produto nacional entre as diversas classes sociais

David Ricardo também tem preocupação pelo crescimento econômico. Faz a defesa de seu pensamento com a teoria da Evolução Econômica, em que considera os elementos salários, lucros e investimentos.

E com a teoria das vantagens comparativas, que considera que um país deve produzir, deixando para outro país produzir aquilo que lhe é mais barato. Assim, concentram-se esforços na produção do que é mais vantajoso e compra-se de fora o que for mais caro produzir

TOPICOS DE MACROECONOMIA

Macroeconomia é o estudo do comportamento agregado de uma economia, das principais tendências a parti de processos microeconômicos da economia no que concerne principalmente á produção, á geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comercio exterior.

Política Econômica Fiscal: refere-se ao instrumento de que o Governo dispõe para formar sua receita e controlar suas despesas. Ela pode ser dividida em Política tributaria e Política de gastos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com