TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia e Segurança Pública

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

Professor: Ana Maria Pereira Lopes

Disciplina/turma: Toxicologia e Segurança Pública

Semestre: 2016-1

Aluno:

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 

  1. O livro texto da disciplina Toxicologia e Segurança Pública, de Teixeira (2010) (TEIXEIRA, Eduardo Didonet. Toxicologia e Segurança Pública. 1. ed. Palhoça: Unisul, 2010. v. 1. 148 p.) indica uma série de situações mostrando as drogas como um problema histórico e portanto social, ou seja, é um problema das relações humanas. Com base na leitura de uma dessas situações contidas no livro texto, redija um texto de cerca de uma lauda que:
  1. Descreva suscintamente uma situação tenha ocorrido em sua cidade, que possa exemplificar as drogas e sua relação com violência e insegurança. Essa descrição deve ter cerca de 20 linhas e trazer ao seu final a fonte de onde foi retirada, ou seja, deve se tratar de uma situação pública. Para tanto, deve ser enviado um link da internet se usar um jornal diário disponível on line, ou deve ser enviada a matéria digitalizada, acompanhada de sua fonte. Ou seja, o professor precisa ter acesso à matéria (3,0 pontos).  

            A situação que descreverei não ocorreu na cidade de Charqueadas e sim em Porto Alegre aonde eu residia.

                Conforme levantamento da imprensa nos  primeiros nos primeiros meses do ano ocorreram 149 assassinatos na capital gaúcha, sendo que 84 já possuem motivação confirmada, levantamento realizado pela imprensa, sendo que 52 casos dos 84 confirmados foram execuções ligadas ao trafico de drogas. Segundo  o Doretor do Departamento de Homicidios, Delegado Paulo Grilo, são qualificados como execução os crimes violentos com vários disparos de arma de fogo e a maioria das vítimas com antecedentes criminais.

                 Muitas vezes em veículos os criminosos atiram contra um alvo que  pode estar próximo de inocentes, deixando a sociedade exposta nessa disputa por território e acerto de contas ligados ao tráfico de drogas, e conforme relato de um morador de uma das áres conflagradas pela tráfico eles convivem com a intimidação dos traficantes para que não denunciem os casos.

                   O Comando da Polícia Militar declara que estão sendo realizadas ações para combater os crimes e que já resultou em várias prisões esse ano.

http://wp.clicrbs.com.br/casodepolicia/2016/03/11/pelo-menos-60-dos-homicidios-neste-ano-na-capital-foram-execucoes/?

  1. Depois de ler um dos artigos a seguir, faça uma breve análise da situação encontrada por você tomando como base um dos artigos a seguir. Lembre-se: analisar um assunto requer que deixe claro seu pensamento sobre um problema, a partir da leitura que usa como base, esse pensamento pode ser concordante e/ou discordante e deve ser indicativo de novas reflexões, agora, suas. Então a análise não é uma reflexão solta, mas DEVE USAR O ARTIGO SOLICITADO. Assim, indique o “uso” do autor conforme indicado a seguir. Ao final, indique os desafios que você enxerga para a segurança pública de sua região com relação à problemática das drogas e a violência. A análise e a relação com a segurança pública devem ter cerca de 20 linhas (7,0  pontos).  

           No artigo Tecendo Relatos, versões e cenas: etnografia de um evento violento, percebe-se uma desestrutura familiar de Adilson, onde a falta do octante pai contribuiu para essa ruptura da estabilidade dos laços familiares. As famílias saudáveis ou funcionais, segundo Macedo (1994, p. 186), caracterizam-se por um “ambiente acolhedor, continente, podendo as relações entre seus membros serem caracterizadas como amorosas, carinhosas e leais”.

            É importante ressaltar a ausência do octante Estado( governo) e quando atuou falhou, que pode ser percebido como o tratamento violento aos jovens quando detidos pela polícia, é só através do sistema de Segurança Pública eficiente que possa realmente atuar de forma transformadora através de educação, cultura e oportunidades iguais a todos.

                 No caso do artigo , o octante órgão que serve para reintegração e proteção do adolescente ( Centros de internações provisória, casa da acolhida….) falharam em todos os seu propósitos. E na atual situação desses órgãos não tem condições de ajudar alguém a sair da situação como do jovem Adilson, é preciso pensar a longo prazo e fazer a “mão” do Estado chegar aos menos favorecidos para que possam enxergar oportunidades e mudanças e sair da condição de estar a merce das drogas e da violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com