TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Dissertações: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  3.519 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as etapas do sistema produtivo atual?

Extração, Produção, Distribuição, Consumo e Tratamento do lixo.

2) Em países desenvolvidos como os EUA faltam matérias primas para as indústrias produzirem, neste caso qual é a alternativa para este país suprir essa carência de matéria prima?

É explorar os recursos naturais de países subdesenvolvidos, ou seja, países de terceiro mundo, causando a destruição do meio ambiente e economia destes países.

3) Por que os trabalhadores migram para as cidades e se sujeitam a trabalhar em industrias entrando em contato com substâncias tóxicas?

Porque seus ecossistemas e economias locais foram prejudicados pela exploração dos países desenvolvidos, e por falta de oportunidade e mão de obra qualificada eles sujeitam trabalhar nas industrias.

4) O que seria “ exteriorizar os custos” ?

Trata-se de evidenciar o verdadeiro valor que pagamos pelo produto, desde a sua exploração, transformação, transporte e distribuição.

5) O que é a obsolescência planejada?

É a fabricação de produtos para que tenham uma vida útil pequena, ou seja, criados para ir para o lixo.

6) o que é obsolescência perceptiva?

É uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados.

7) Por que a felicidade das pessoas atualmente sofrem uma decadência e quais são as duas alternativas que os americanos mais fazem em seu tempo livre?

A felicidade das pessoas sofreu uma decadência na época de 50 porque foi nessa época que surgiu uma explosão de consumismo, e hoje as duas atividades que os americanos mais fazem em seu tempo livre e fazer compras e assistir televisão.

8) Por que a reciclagem não consegue, por si só, resolver a questão da disposição dos resíduos?

A rapidez das transformações trazidas pela sociedade de consumo e o desenvolvimento de novas tecnologias, as pessoas acabam descartando muitos resíduos de forma irregular afetando diretamente na reciclagem de, que não consegue acompanhar esse desenvolvimento. Isso acontece por conta de não haver políticas que trate a reciclagem como uma solução para o problema.

9) Quais as implicações sociais no atual modelo produtivo?

O atual sistema de produção é caracteristicamente contraditório e excludente, pois favorece apenas uma pequena parcela da população mundial, que consome demasiadamente, sem preocupação com os efeitos ambientais e com a desigualdade social gerada pela crescente concentração de renda na sociedade.

O consumo exagerado, o rápido esgotamento das riquezas naturais e a poluição fazem parte do contexto do sistema capitalista.

10) No final do vídeo fala-se em políticas para transformar esse sistema linear em um sistema que não desperdice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com