TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1 Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino, Leonardo da Vinci.

Estes pressupostos nos possibilitam afirmar  que em sala de aula deve-se:

[pic 1]     Promover os saberes populares, enfatizando o senso comum sem necessidade de uma relação científica.

[pic 2]    Trabalhar com os conceitos científicos relacionados às distintas áreas do conhecimento visando a exclusão dos conhecimentos populares presentes no espaço educativo

[pic 3]    Discutir conceitos populares presentes no espaço educativo para promover a exclusão e a extinção de conceitos associados ao senso comum em sala de aula e à objetividade do papel cientifico em nossas vidas.

[pic 4]    Problematizar os saberes populares existentes no espaço escolar, a fim de possibilitar a construção de conceitos científicos que possibilitem a relação teoria-prática na vida cotidiana dos sujeitos.

[pic 5]    Todas as alternativas acima estão incorretas

2 A interdisciplinaridade pode ser caracterizada como:

[pic 6]    Uma tentativa de alguns professores de diminuir sua carga de trabalho, repassando-o aos colegas e alunos.

[pic 7]    Uma tentativa de estabelecer relações de trabalho associados entre um conjunto de disciplinas, buscando uma aproximação entre conceitos, para analisar problemas específicos e concretos

[pic 8]    Uma tentativa de aproximar disciplinas pela utilização de uma mesma temática, desenvolvida de forma atomizada em cada uma delas

[pic 9]    Uma tentativa de fragmentação do ensino

[pic 10]    Uma tentativa de estabelecer temáticas iguais para todas as disciplinas, uniformizando unidades de trabalho.

3 Considerando uma  prática pedagógica reflexiva e crítica, é correto afirmar que:

[pic 11]    A prática reflexiva desenvolve-se pela interrelação entre teoria e prática que possibilita um trabalho educativo centrado na diversidade, compreendendo todos os participantes do processo como sujeitos sócio-histórico-culturais.

[pic 12]    A prática reflexiva desenvolve-se através da interrelação entre teoria e prática que possibilita um trabalho educativo centrado nas políticas públicas relacionadas às diretrizes curriculares nacionais.

[pic 13]    O fazer compreendido como repetição ou imitação de uma ação, são características dessa proposta.

[pic 14]     Para que ocorra uma prática reflexiva é necessário adotar uma visão de ruptura entre teoria e prática, onde a teoria deve se sobrepor à prática.

[pic 15]    Todas as alternativas acima estão corretas

4 Analise as afirmativas abaixo sobre a interdisciplinaridade e suas práticas:

I – A interdisciplinaridade compreende o estabelecimento de relações de trabalho entre um conjunto de disciplinas, buscando uma aproximação entre conceitos, para analisar problemas específicos e concretos.

 II. Considerar a escola também como um espaço cultural é requisito para a construção de projetos interdisciplinares

 III – O objetivo principal da interdisciplinaridade é aumentar a hiperespecialização das disciplinas, a fragmentação e a separação entre os saberes.

IV – As práticas interdisciplinares estão em experimentação e ainda  necessitam de constantes aprimoramentos, pois são provisórias e lineares.   Estão corretas:

[pic 16]    Apenas as afirmações I e II estão corretas

[pic 17]    Apenas as afirmações II e IV estão corretas

[pic 18]    Apenas as afirmações III e IV estão corretas.

[pic 19]    Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas

[pic 20]    Todas as afirmações estão corretas

5 Considerando os estudos realizados sobre interdisciplinaridade, é possível afirmar que:

[pic 21]    proporciona uma proposição de articulação sistêmica que exige a superação da fragmentação; provoca, convive com a complexidade e considera a ruptura de fronteiras; pode ser entendida como princípio fundante da cidadania escolar.

[pic 22]    é complexa e diversificada; a desfragmentação é uma das suas principais características; não rompe fronteiras; é voltada para o nacionalismo exacerbado.

[pic 23]    é o princípio fundante da sociedade; exige a limitação de fronteiras; não é complexa; transforma o sujeito em um seguidor de leis educacionais.

[pic 24]    é complexa e não diversificada; pode ser entendida como princípio fundante da cidadania escolar; entende as fronteiras como limites intransponíveis; os sujeitos são todos iguais perante a perspectiva Interdisciplinar.

[pic 25]    Nenhuma das alternativas anteriores.

6 Jaques Delors define quatro pilares para a educação no século XXI. Relacione os pilares aos seus atributos:

Coluna A:

1. Aprender a ser.

2. Aprender a fazer.

3. Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros, aprender a conviver.

4. Aprender a conhecer.

Coluna B:

(  ) A dimensão da ciência disciplinar é altamente necessária e fortalecedora da composição interdisciplinar, somente através do conhecimento aprofundado é que podem advir possibilidades de articulações interdisciplinares.

(    ) Significa o desenvolvimento total e harmônico da pessoa.

(    ) diz respeito direto à personalidade profissional, competência de qualificação, são as relações laborais contextualizadas, a equipe, a gerência, a gestão, o empreendedorismo, as determinações que consagram as identidades vocacionais, educadoras, didáticas, metodológicas, de ampliação de roteiros e de projeções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com