TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cultural Casos Clínicos – Parasitologia

Por:   •  13/11/2020  •  Artigo  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Casos clínicos – Parasitologia

1) WQR, 34 anos, sexo masculino, deu entrada no hospital com quadro neurológico de convulsão, febre e apatia. Foram realizados alguns exames, entre eles o anti-Toxoplasma IgM, que deu positivo. Pergunta-se:

a) Qual o provável diagnóstico do paciente?

b) É comum um paciente adulto ter sintomas neurológicos relacionados a esta doença? Por quê?

c) Qual o tratamento indicado?

2) Gestante, 25 anos, realiza uma série de exames em sua primeira rotina pré-natal. O resultado para os marcadores de toxoplasmose são:

IgG – negativo

IgM – negativo

Pergunta-se:

  1. Qual a importância da realização destes exames na gestação?

A importância desses exames é para detectar se a gestante é ou não portadora do parasito, pois em pessoas saudáveis por estarem com o sistema imunológico bom são assintomáticas, sem diagnóstico e tratamento adequado, muitos fetos desenvolverão sequelas graves da infecção que pode causar complicações cerebrais, neurológicas, visuais, auditivas, renais, hepáticas e retardo mental.

  1. O que significam os resultados da paciente?

 IgM negativo e IgG negativo: ausência de contato com o T. gondii ou infecção muito recente, dentro do prazo de poucos dias em que a resposta imunológica ainda não está detectável. Mas vale salientar que o teste deve ser repetido para uma melhor certeza.

  1. Como recomendação, o médico pede que a paciente se desfaça de seus cães e gatos. Essa recomendação é devida? Por quê?

Não, se  médico recomendasse se desfarzer somente de gatos, esse recomendação estaria correta, pois é um protozoário intracelular com ciclo de vida que depende de gatos domésticos e selvagens que são os únicos hospedeiros que removem oocistos nas fezes, podendo infectar aves e mamíferos.

  1. Que cuidados a paciente deve ter no decorrer da gestação?

Não ingerir carne crua ou mal cozida, lavar muito bem os vegetais, tomar água mineral ou filtrada, lavar sempre as mãos, lavar muito bem os utensílios de cozinha, evitar contato direto com as fezes de gatos.

3) JF, masculino, 34 anos retorna ao Brasil após passar 15 dias na área central do continente africano. Apresenta febre alta, com intervalos esporádicos de sudorese e tremores. Após alguns dias, decide procurar um ambulatório médico, já apresentando sinais de anemia e disfunção neurológica. Após apresentar seu histórico, é requerido que o mesmo faça alguns exames, entre eles a distensão sanguínea para o diagnóstico de malária. O resultado mostra-se positivo, com 50% das hemácias parasitadas por Plasmodium. O bioquímico libera o laudo com o diagnóstico de infecção por Plasmodium vivax. O tratamento indicado pelo médico é doxiciclina via oral 2X ao dia por 15 dias. Pergunta-se:

a) Qual foi o provável modo de transmissão pelo qual o paciente adquiriu a doença?

b) Relendo o texto, que erros podem ser percebidos com relação às características relacionadas à doença? Explique de que forma você reconheceu cada erro descrito.

4) Criança de 3 anos, que vive em área endêmica da doença de Chagas, apresenta edema bipalpebral unilateral. Responda:

a) Que exame(s) deve(m) ser realizado(s) para fazer o diagnóstico doença de Chagas?

b) O que significa o edema bipalpebral unilateral?

c) Se o diagnóstico for confirmado, a criança deve receber tratamento? Se sim, qual o medicamento indicado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com