TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administração

Artigos Científicos: Trabalho De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Estagio Supervisionado I

PERFIL ORGANIZACIONAL

Banco do Brasil S/A

JOSÉ GASPAR JUNIOR

Setembro

2007

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO

2 . REFERENCIAL TEÓRICO

3. METODOLOGIA DA PESQUISA

4. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

5. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

6. AVALIAÇÃO DO PREFIL ORGANIZACIONAL

7. OUTROS INSTRUMENTOS E POLITICAS DA ORGANIZAÇÃO

8 . CONCLUSÕES

9. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Fazendo uma analise da importância do Estágio Supervisionado no contexto da formação acadêmica, configura-se em ferramenta indispensável no desenvolvimento do estudante, em tempo que proporciona a vivência do ambiente das organizações.

Através dessas experiências, nas quais existe a junção do conhecimento teórico sobre o funcionamento das organizações, adquirido em sala de aula , com a pratica do dia a dia no ambiente de trabalho, o profissional em formação pode buscar formas de aplicação desses conhecimentos, trazendo benefícios tanto para ele como para a própria organização em que está atuando.

Pode-se dizer que existe uma forma de troca de valores, cada lado tenta extrair o melhor do outro, sempre com objetivo de crescimento mutuo. A organização utiliza os conhecimentos acadêmicos do estagiário na analise de praticas existentes, como melhorá-las, no desenvolvimento de novos projetos, sempre baseados nos critérios científicos adquiridos pelo conhecimento teórico que o mesmo possua.

O estagiário por sua vez, tem a organização como laboratório de desenvolvimento das teorias adquiridas ao longo do curso acadêmico, objetivando uma formação o mais completa possível , o que trata um diferencial quando do ingresso em definitivo no mercado de trabalho.

Visto essa condição de valorização do estagio, passamos a abordagem do tema em si, que consiste em pesquisar o perfil das organizações.

Que relevância tem esse tema ? Por que é importante analisar o perfil das organizações.?

É importante levando-se em conta a evolução que esta pesquisa pode trazer para a organização estudada, através do conhecimento do funcionamento interno da mesma, sua deficiências, capacidade de desenvolvimento e crescimento, suscetibilidade as influências, tanto externas como também internas.

Em suma, uma avaliação criteriosa, baseada em critérios científicos de analise, pode transformar-se em instrumento poderoso de identificação de políticas incorretas que se mostram prejudiciais a organização, afetando seu desempenho, e de como mudar esse contexto. Pode também ser instrumento de identificação de potencialidades ainda não exploradas que poderiam levar a uma evolução no funcionamento da organização.

Porem é condição indispensável para uma boa análise, que esta seja feita sempre baseada em critérios bem definidos e que seja o mais ampla possível , para que possa atingir todos os ambientes da organização, suas características e todos os fatores que possam ter alguma influência nas diretrizes traçadas para atingir dos objetivos da empresa.

Especificamente neste trabalho, o objetivo principal é traçar um perfil organizacional da empresa Banco do Brasil S/A, demonstrando como esta organização que tem atuação em diversas áreas da sociedade, tanto como empresa comercial, na figura de Banco, e também como instrumento de políticas governamentais, já que trata-se de uma Sociedade de Economia Mista, onde o maior controlador é o Estado e por isso torna-se mais fácil a influencia externa na definição das políticas da empresa.

O trabalho será formatado iniciando com esta introdução, passando pelo referencia teórico, onde abordaremos temas como visão, missão, estrutura organizacional, planejamento, estratégias e relações internas e externas, buscando cristalizar relacionando as idéias propostas com a teorias cientificas existentes sobre os temas abordados. A definição das metodologias utilizadas na confecção da pesquisa , seguida de descrição da organização Banco do Brasil S/A em todos os seus níveis e características, após a qual será feita analise dos dados obtidos através de questionário de avaliação dos principais aspectos inerentes a organização .

2 . REFERENCIAL TEÓRICO

Buscando o atingir a um objetivo especifico, um sistema é formado com recursos disponíveis para esse fim. Todos as partes ou elementos que forma esse sistema, quando definidas as áreas de atuação nesse processo formam um grupo organizado, com papeis definidos, criando assim uma organização dos processos a serem executados.

As organizações estão em toda a estrutura da sociedade, trabalhando em áreas de atuação das mais diversas, desde a mais simples, como uma padaria , chegando a organismos de atuação internacional como a ONU (Organização das Nações Unidas).

Os primeiros estudos feitos para analisar o funcionamento das organizações remontam o inicio do século XX, através do trabalho de Frederick Winslow Taylor(1856 -1915) , engenheiro norte-americano, que definiu o principio da Administração Cientifica, que tinha uma visão das organizações restrita a padronização das tarefas no processo de produção, criando através do estudo de tempos e movimentos o que ele denominava Organização Racional do Trabalho (ORT), dando uma visão simplista e uma abordagem incompleta da estrutura das organizações, esquecendo as organizações informais existentes dentro da própria organização e os aspectos humanos nas relações de trabalho.

Também fazendo parte da escola clássica da administração surgiu a Teoria Clássica, originada nos trabalhos do francês Henry Fayol (1841 -1925), que se diferenciava da Teoria Cientifica, por partir do todo organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com