TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Comunicação

Monografias: Trabalho De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1: Em primeiro lugar, quero dizer que a discussão desses temas em sala de aula está sendo ótimo para ter uma noção das diferenças dos itens, pois em muitos casos, nós sabemos o significado de cada tema, mas nunca paramos para colocar a diferença entre cada um deles.

Linguagem para mim é o único jeito de se comunicar. Todos nós precisamos demonstrar os nossos pensamentos uns com os outros e para isso, usamos um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados.

Comunicação para mim é a emissão de uma mensagem em que um emite e um ou mais recebe e compreende. Quando começamos um dialogo, consequentemente começamos uma comunicação.

Cultura para mim é a forma de vida de uma população. Dentro de cultura, temos os costumes de cada região com o jeito de falar. O que às vezes é difícil de compreender é como, por exemplo, Curitiba, nos estamos tão perto de Curitiba e o jeito deles falarem é bem diferente.

O importante de tudo isso é que não importa que o jeito de falar mas sim, independentemente se for verbal ou não-verbal, o ideal é a compreensão entre os povos.

QUESTÃO 2: Existem dois tipos de linguagem: Verbal e não-verbal

A linguagem verbal é aquele em que as pessoas se comunicam tanto na fala ou na escrita, usamos códigos que é definido como palavras. Sem ela não teríamos uma forma de expressar nossos pensamentos e idéias para melhorar o mundo, não poderíamos trabalhar em grupo ou simplesmente ler o jornal. Resumindo, sem ela não a vida.

A linguagem não-verbal é aquela que não se usa a fala ou a escrita, pois usamos gestos para demonstrar o que queremos. Um ótimo exemplo são os surdos e mudos, que usam somente a linguagem não-verbal e se comunicam como qualquer outra pessoa comum.

QUESTÃO 3: Preconceito lingüístico é aquele em que as pessoas usam a língua portuguesa de forma inadequada. Um ótimo exemplo é em uma entrevista de emprego, se o candidato, ao se expressar, utiliza o português de uma forma errada, a chance dele adquirir a vaga se torna praticamente nula. Só que em algumas ocasiões, por exemplo, em uma conversa informal, se usamos o português de uma forma polida, a conversa passa a ser formal.

QUESTÃO 4: A variação lingüística é as mais variadas formas em que a língua portuguesa é falada, mesmo que seja de forma histórica, geográfica, social ou estilística. Os jovens de hoje, por exemplo, divididos em diferentes tribos, usam uma linguagem predominante para cada tipo de estilo. A minha opinião é que a pessoa adquire o seu jeito de falar, conforme o circulo social dela, mas o mais importante é que a educação vem de casa, ou seja, muito do que se aprende em casa, é o que prevalece para o resto da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com