TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão

Casos: Trabalho De Conclusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  5.214 Palavras (21 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 21

LIDERANÇA

Este critério examina a governança da organização, incluindo aspectos relativos à transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Também examina como é exercida a liderança, incluindo temas como o estabelecimento dos padrões de trabalho, aprendizado e mudança cultural.

A liderança deve ser entendida como um conjunto de práticas e ações em todos os níveis da organização. A liderança baseia-se em valores e princípios e leva à mobilização da força de trabalho, não se restringindo somente na manifestação exclusiva e pessoal de um único executivo de escalão superior.

A liderança que é exercida em nível da governança deve promover o tratamento igualitário e justo entre os detentores de participação, pautar-se por propor e praticar a ética e a transparência.. É fundamental que os líderes na governança da organização estabeleçam um conjunto de valores e princípios organizacionais que definam os pilares do comportamento organizacional e o rumo a ser seguido de forma a balizar as decisões, as ações das pessoas e as formas mais adequadas de controle dos atos da direção. Esses princípios contemplam as orientações que a organização deve seguir, por exemplo: missão, visão, políticas, princípios gerenciais, compromissos com partes interessadas e códigos de conduta.

O exercício da liderança pressupõe que os líderes na Direção sirvam de exemplo para todos, a partir de seu comportamento ético e transparente, de suas habilidades de planejamento, comunicação e análise. Isso é que revela a cultura e as necessidades de mudanças culturais e estimula as pessoas a buscarem a excelência.

Um dos atributos importantes de um líder é exatamente a capacidade de desenvolver novos líderes.

O Critério Liderança traduz, essencialmente, o Fundamento da excelência Liderança e Constância de Propósito, que preconiza a forma aberta, democrática e inspiradora da atuação das pessoas que detêm a propriedade e das que atuam na direção exercendo a liderança em todos os níveis na organização. Trata destacadamente da criação de um ambiente organizacional que estimule as pessoas a buscar e realizar um propósito comum e duradouro.

O Critério está organizado em três temas principais. O primeiro referente à Governança corporativa aborda a atuação dos sócios detentores da propriedade, conselheiros, representantes de partes interessadas, comunidades, poder público e demais líderes para aprimorar o nível de confiança entre as partes interessadas, em condições de impactar favoravelmente o valor, a sustentabilidade financeira, social e ambiental e a imagem da organização. O segundo referente ao Exercício da liderança aborda a forma de exercício da liderança, a interação da direção com as partes interessadas. Aborda ainda as mudanças culturais, a diversidade de idéias necessárias à busca da excelência, baseada no conjunto de valores e princípios compartilhados entre a direção e a força de trabalho em coerência com as propostas da governança corporativa. O terceiro referente à Análise do desempenho da organização aborda como os líderes analisam o desempenho da organização, incluindo a avaliação do atendimento aos principais requisitos das partes interessadas, em alinhamento com a estratégia organizacional.

O exercício da liderança considera a mobilização da força de trabalho e obtenção de apoio das partes interessadas para o êxito das estratégias. Trata também das mudanças culturais necessárias para apoiar a concretização das estratégias. O exercício da liderança baseia-se em valores claros e em princípios organizacionais que sustentem as decisões e permitam guiar e inspirar a organização, engajando seguidores no alcance dos seus objetivos. O exercício da liderança leva assim à estruturação das práticas de gestão e de criação das condições necessárias à busca da excelência pela organização. Considera as formas utilizadas para estabelecer padrões de trabalho e para controlar as práticas de gestão a partir da verificação do cumprimento dos padrões e a implementação do aprendizado para avaliar e melhorar as práticas e padrões. Finalmente, trata de como a inovação é desenvolvida na organização.

Mudanças culturais demandam tempo, constância de propósitos e melhoria contínua. A implementação de uma cultura de excelência, com novos padrões de comportamento, novos desafios, uma nova visão de longo prazo, novos valores ou adequação nos existentes, novas estratégias, enfim, novas diretrizes, frequentemente, requer a mudança de algumas ou de muitas atitudes e paradigmas organizacionais.

Algumas ações importantes que podem ser executadas pelos líderes para facilitar o processo de mudança:

• implementar alguma ação simbólica, mas coerente e alinhada com a mudança requerida, como remover alguns símbolos de status, por exemplo restaurantes diferentes e vagas reservadas para gerentes;

• implementar alguma mudança estrutural na organização, como eliminação de salas fechadas para gerentes, diminuição de níveis hierárquicos e redução

de assinaturas de aprovação;

• envolver as pessoas solicitando opiniões sobre as mudanças, incluindo-as no processo de definição de missão e visão e no processo de planejamento estratégico e implementando equipes multifuncionais para inovação e melhoria de processos;

“A Governança Corporativa é um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

A Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Liderança

Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

ESTRATÉGIAS E PLANOS

O Critério Estratégias e Planos determina os elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará as suas transações a partir da compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado de atuação no curto e no longo prazo.

Organizações excelentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com