TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão

Artigos Científicos: Trabalho De Conclusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

UNI-BH

MARKETING EMPREENDEDOR

COMO ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA

Belo Horizonte

2013

HUGO DE OLIVEIRA

MARKETING EMPREENDEDOR

COMO ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado

como parte das atividades para obtenção do título do Curso de MBE Gestão de Negócios do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNIBH.

Orientador: Prof. Gernot Muller

Belo Horizonte

2013

Marketing Empreendedor como estratégia mercadológica

Hugo de Oliveira¹

Gernot Muller ²

RESUMO

Diante de um cenário competitivo e de frequentes mudanças, o marketing empreendedor vem buscando estratégias as quais possibilitam o crescimento e a sustentabilidade de empresas no mercado atuante, principalmente das micro, pequenas e médias empresas. Este artigo teve como objetivo apresentar a importância do uso do marketing empreendedor como ferramenta de auxílio para o crescimento, desenvolvimento e conquista mercadológica para as empresas que a adere. Para melhor abordagem desse artigo, foram realizados estudos de caso, entrevistas informais em diversas empresas do ramo e estudos em artigos e livros que abordam o assunto apresentado. Após as abordagens e estudos realizados foi possível perceber quais estratégias e ferramentas são necessárias para um empreendedor conseguir o crescimento e desenvolvimento de sua empresa, e como essas estratégias tem mudado o rumo de muitos negócios. Para a análise dos resultados, o estudo revelou conceitos as quais mostram a relevante importância do marketing empreendedor para uma organização, os principais desafios para implantação dessa ferramenta em uma empresa e as causas da falta desse recurso em um determinado negócio. Os resultados revelam que para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas no mercado atuante, se deve utilizar a ferramenta de marketing empreendedor como base para fundamentar os negócios. auxiliando assim na desenvoltura da empresa em todo o tempo.

Palavra-chave: Marketing Empreendedor, Implantação, Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente segundo dados do SEBRAE 49,9% das empresa criadas no território nacional não sobrevivem aos dois primeiros anos no mercado.

___________________________

¹Profissional da área Gerencial e aluno do curso de MBA em Gestão de Negócios no Centro Universitário de Belo Horizonte.

E-mail: hugo.oliveira1991@hotmail.com

²Professor orientador. Mestre em Administração e Negócios - Marketing na PUC do Rio Grande do Sul / 2009.

E-mail: gernotmuller@yahoo.com

Notamos através do estudo elaborado nesse trabalho que as causas primordiais para o fechamento dessas empresas se dá pela falta de planejamento estratégico, ou de um plano de negócio competente para o seu desenvolvimento mercadológico.

Dito isso, se torna necessário que as empresas implantem uma ferramenta a qual proporcione um plano estratégico para desenvolvimento e estabilidade dela no mercado. Esta ferramenta é o marketing empreendedor, ele foco em estudos das redes de relações para obter informações sobre o mercado, desenvolve o modelo de marketing boca a boca, e busca em todo momento o nicho mercadológico ao invés da estratégia de segmentação, assim, ele desenvolve novas ideias para desenvoltura da empresa no mercado atuante, busca novos planos de negócios para captação de cliente e constrói estratégias para inovação e adequação mercadológica.

Este trabalho usará como base de estudo uma empresa que atua no ramo de beleza e estética. O Instituto Imperial de Beleza está no mercado de Belo horizonte a pouco mais de dois anos, contendo o número de 8 profissionais empregados.

A empresa vive em meio a um mercado muito competitivo a qual as empresas concorrentes estão em constantes mudanças e inovações para melhorias no atendimento e na demanda solicitada pelos seus clientes.

Pelo tema abordado será observado quais os principais desafios para implantação do modelo de marketing empreendedor no Instituto Imperial de Beleza, quais as características deste modelo para desenvolvimento da empresa no mercado atuante e identificar quais as ações de marketing empreendedoras já foram desenvolvidas até a presente data.

A partir do contexto apresentado, a pergunta que norteia esse trabalho é: Como as estratégias de marketing empreendedor aplicada no Instituto Imperial de Beleza possibilita o crescimento mercadológico da empresa na região de Belo Horizonte?

2 METODOLOGIA

Será utilizado o método de pesquisa exploratória para realizar e promover maior conhecimento sobre o assunto abordado, fazendo assim um levantamento de dados secundários bibliográficos de estudos com base teórica através de livros sobre o assunto.

Para Samara e Barros (2002, p.29), a pesquisa exploratória tem como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade, e seus estudos são realizados a partir de dados secundários, conversas informais com pessoas especializadas no assunto de interesse e estudos de casos selecionados.

Serão realizados pesquisas descritivas e bibliográfica, estudo de campo, e entrevistas com o proprietário da empresa pesquisada. Serão analisadas empresas atuantes no mercado de beleza e estética e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com