TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Contabilidade

Ensaios: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

O Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC) não se dirige apenas para o profissional liberal e autônomo que antes constituía a maioria da classe, mas também, aos contadores empregados, vinculados tanto à iniciativa privada como aos órgãos públicos. Compete hoje ao Contador moderno não apenas aprimorar sua técnica para atuar com qualidade profissional, como, igualmente, agir com lealdade, honestidade, imparcialidade, independência profissional e com total responsabilidade, observando o sigilo profissional e evitando o cometimento de infrações e de condutas antiéticas.

I - exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

II - guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.

III - zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

DAS PENALIDADES

Art.12- A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I - É um comunicado pessoal do conselho de classe ao contabilista infrator, alertando-o do cometimento da falta ética e advertindo-o reservadamente.

II - Toda a classe contábil fica conhecendo publicamente o infrator ético-profissional.

Art.13º O julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceitos do Código de Ética incumbe, originariamente aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionarão como Tribunais Regionais de Ética, facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de trinta dias para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condição de Tribunal Superior de Ética.

Toda decisão tomada pelo Tribunal Regional de Ética pode ser reformulada pelo Tribunal Superior de Ética.

Art.14- O Contabilista poderá requerer desagravo público ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pública e injustamente, no exercício de sua profissão.

ÉTICA ORGANIZACIONAL

Uma empresa para manter a realização de suas atividades, o seu desempenho e sobreviver no mercado, requer um conjunto de elementos, os quais devem se encontrar articulados em prol de um objetivo maior. Dentre esses elementos, cabe conhecer qual é a essência da existência da empresa, ou seja, qual a sua missão, os seus valores e a sua visão.

A missão de uma empresa é a razão de ser pela qual ela foi criada e desenvolvida. Significa o papel que a empresa assume na sociedade em que está inserida. Representa a causa que a organização defende e pela qual se organiza e luta. (...) A visão reflete o projeto de futuro, (...) envolve objetivos organizacionais que fornecem foco e clareza. (CHIAVENATO, 2005, p. 45)

Os valores, por sua vez, representam o que “é importante” para a organização, isto é, quais as atitudes e os comportamentos que a mesma requer dos indivíduos que a compõe. Nesse contexto, porém, estão relacionados outros aspectos como a estrutura organizacional e a cultura organizacional.

A estrutura organizacional é a base fundamental para a realização das tarefas que desencadeiam no alcance dos objetivos empresariais. É por meio da estrutura organizacional que são estabelecidas a rede interna de relacionamentos e a cadeia de atividades. Segundo Chiavenato (2005), a estrutura focaliza a distribuição interna do trabalho entre osmembros da organização.

A cultura organizacional pode ser definida como a mentalidade que predomina no comportamento da organização e de seus membros. Para Robbins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com