TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Contabilidade

Ensaios: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  9.727 Palavras (39 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 39

Regime de Caixa é aquele em que as receitas e despesas são efetuadas no mesmo período, ou seja, no mesmo mês. Portanto, se eu pago o salário relativo a junho em junho, estou cumprindo regime de caixa. O mesmo acontece com o adiantamento: se o adiantamento do salário de junho, eu pago em junho, estou Apresentação

Estamos vivenciando momentos de profundas transformações no processo de gestão das empresas. As constantes mudanças no mundo organizacional fazem com que estas precisem se atualizar e inovar-se continuamente, gerando um estilo administrativo holístico e dinâmico, criando oportunidades, liberando as potencialidades, removendo obstáculos e incentivando a iniciativa pessoal, proporcionando o desenvolvimento dos talentos e na busca de um comprometimento cada vez maior por parte de seus associados para o alcance dos objetivos.

É do conhecimento comum a grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas, daí a grande necessidade de se mudar o referencial da gestão organizacional através da consolidação de uma cultura participativa e integrada, proporcionando um ambiente harmonioso e produtivo e um clima favorável ao crescimento profissional.

Na atualidade fica patente a importância estratégica de se ter uma boa gestão de pessoas para se alcançar o sucesso e o desenvolvimento da empresa, caracterizando o ser humano como o principal ativo organizacional.

O presente curso tem por objetivo conceder uma abordagem prática da Gestão com Pessoas demonstrando que esta é mais do que um conjunto de processos, devendo ser norteada por uma filosofia de ação. O curso discute os conceitos e práticas comuns a gestão de pessoas nas organizações, enfocando a importância das relações de trabalho no atual mundo corporativo.

Objetivo

Compreender a relevância da Gestão de Pessoas para o sucesso organizacional, analisando seus processos e práticas e visualizando algumas possibilidades estratégicas.

Ementa

Gestão com pessoas – mais que processos uma filosofia de ação; O cenário atual e a Gestão de Pessoas; Processos e práticas na Gestão com Pessoas; Traçando estratégias na gestão com pessoas.

Sobre o Autor

Mestre em Administração; especialista em Filosofia e Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos; graduada em Psicologia. Professora de cursos superiores.

SUMÁRIO

Unidade 1 – Gestão de Pessoas – Uma estratégia para o sucesso

1.1- Pessoas o maior ativo da organização

1.2- Recursos Humanos – mais do que processos

1.3- Liderança – uma filosofia de ação

1.4- Desenvolvimento de competências

Unidade 2 – Diagnóstico de Recursos Humanos

2.1- Análise quantitativa e qualitativa de Recursos Humanos

Unidade 3 – Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

3.1- A atual conjuntura de Recursos Humanos

3.2- Estratégias para o desenvolvimento dos Recursos Humanos

- 1 -

GESTÃO DE PESSOAS

UMA ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO

1.1- Pessoas o maior ativo da organização

A natureza dinâmica dos negócios fez com que muitas transformações econômicas e mercadológicas se delineassem ao longo do tempo, em um processo evolutivo constante.

O empresário anteriormente agia com uma visão internalizada, impondo ao mercado suas condições. Ante a quantidade e diversidade de novos produtos, atualmente vê-se na condição de subjugado, revertendo o seu enfoque, passando a considerar a força exercida pelo mercado consumidor.

O cliente mudou o seu perfil, alterando sua percepção e suas atitudes, deixando de ser mero consumidor, tornando-se acumulador de bens, com base em um consumismo crescente. Não aceita mais que lhe sejam impostas condições, convertendo-se de agente passivo a ativo, interferindo diretamente nos meios de produção.

A demanda cresce e a concorrência aparece. O mercado é o contexto e, dentro dele, muitas são as variáveis a serem controladas para se atingir o êxito. O comércio varejista dá um salto quantitativo, necessitando reagir qualitativamente, tornando-se urgente a implementação de ações que adeqüem a organização a este novo ambiente competitivo. Novos desenhos organizacionais emergem, delineando uma diversidade de estruturas.

A administração pressupõe planejar, organizar, dirigir e controlar o negócio. A base do negócio que se atinha ao ato de compra, formação de preços, armazenagem, distribuição, etc., percebe que sua força motriz está no atendimento ao cliente e que, independente do produto ou serviço comercializado, abrangência de mercado, proposta de trabalho ou tamanho organizacional, tem-se um único objetivo: atender o cliente, entendendo ser ele o principal foco do varejo, percebendo a conveniência de monitorar os valores dos consumidores.

Os conceitos administrativos passaram por muitas definições, transformando as estruturas das empresas, obrigando-as a experienciarem uma série de mudanças, para não sucumbir, buscando a sua adequação ao cenário atual. No início dos anos 80, Tom Peters[1] propõe que se "faça uma revolução para tornar-se obcecado pelo cliente. Passe a ver rotineiramente até a mais leve nuance do menor programa com os olhos do cliente - isto é, como ele percebe, e não você".

Esta afirmação influenciou as empresas a redescobrirem o seu cliente, que passou a ser chamado e tratado reverentemente como 'rei', definindo-se uma nova etapa, a 'era do cliente', a qual estabelece um novo marco no mercado.

A concorrência e a diversidade mercadológica eliciam a necessidade da criação de diferenciais competitivos no atendimento ao cliente. Muitos estudos e pesquisas buscaram desenvolver novos métodos e técnicas, com o intuito de conhecer melhor as preferências e desejos dos consumidores, na tentativa de prever quais seriam as suas próximas exigências, e como atendê-lo melhor, preocupando-se ainda com os fatores que regulamentarão o ato de compra no futuro.

O sucesso organizacional requer fatores como: informação, tecnologia e talentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com