TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia E Serviço Social

Monografias: Trabalho De Psicologia E Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

De acordo com as ideias do texto, por que podemos avaliar que os policiais do BOPE retratado no filme podem ser considerados como um grupo?

O BOPE é uma Unidade que busca em todas as missões superar-se, pois conta com homens voluntários dedicados, tecnicamente preparados e imbuídos do propósito de bem servir no objetivo de solucionar problemas que policiais comuns não conseguem. Dessa forma o BOPE é considerado sim como um grupo.

O lema da unidade: Vitoria sobre a morte

Como pode ser caracterizado este grupo (primário funcional ou estrutural)? Justifique sua resposta.

TIPOS DE GRUPOS: PRIMÁRIOS, FUNCIONAIS E ESTRUTURAIS Nos grupos primários o produto das relações sociais (o 'fazer' social) é a satisfação das necessidades básicas da pessoa e a formação de sua identidade. Deste modo, o que caracteriza o grupo primário são os vínculos interpessoais (identidade), as características pessoais (poder) e a satisfação de necessidades pessoais (atividade grupal). Martín-Baró acrescenta que muitas vezes confunde-se pequeno grupo como sinônimo de grupo primário. Na verdade nem todo grupo pequeno é um grupo primário. Basta darmos uma pequena olhada na maioria dos grupos formados na sociedade atual para verificarmos que de fato a maior parte deles não se caracteriza como primário, pois centra-se fundamentalmente em aspectos pontuais e parciais da vida de seus participantes. Os grupos funcionais são aqueles que correspondem à divisão do trabalho no interior de um determinado sistema social. Se trata, por conseguinte, de pessoas que cumprem a mesma função com respeito a um sistema, pessoas que têm os mesmos papéis e ocupam uma posição equivalente. O poder dos grupos funcionais enquanto tais depende do valor ou importância que o seu trabalho tenha em uma sociedade[...]

A maioria dos pequenos grupos existente na sociedade caracteriza-se na verdade, como grupo funcional, pois sua identidade é construída pelo papel social que o indivíduo desempenha, sendo o poder centrado geralmente na capacitação e na ocupação social de seus membros, tendo, portanto, como eixo de sua atividade grupal a satisfação de necessidades sistêmicas e não pessoais como ocorre no grupo primário.

A partir dessa definição verificamos que uma característica básica dos grupos funcionais é que eles referem-se apenas a aspectos parciais da vida de seus membros, o que pode produzir em algumas situações conflitos entre os diferentes papéis que desempenham os indivíduos participantes desses grupos.

O último tipo de grupo apresentado por Martín-Baró é o grupo estrutural que é caracterizado por: comunidade de interesses objetivos (identidade), controle dos meios de produção (poder) e satisfação de interesses de grandes grupos e classes (atividade grupal) (p. 224). Embora o autor remeta a questão dos interesses de grandes grupos e classes sociais como característica da atividade do grupo estrutural, é importante relembrar que o antagonismo das classes sociais, é estruturador da sociedade capitalista contemporânea, e se expressa de modo mais ou menos intenso e explícito em todo e qualquer grupo, mesmo nos grupos primários, cuja organização se realiza a partir de necessidades pessoais. Esta divisão em classes sociais é de tal profundidade que influi em todas as relações humanas que se produzem no interior da sociedade. Neste sentido se afirma que as relações determinadas pela diferenciação em classes sociais são relações estruturais, já que têm a força de estruturar os esquemas fundamentais da convivência humana. (MARTÍN-BARÓ, 1997:76)

Assim, "relações primárias, funcionais e estruturais não são excludentes, senão que expressam distintos níveis do mesmo processo social" (1997, p.76), processo complexo que implica múltiplos níveis de determinação. Embora a classe social se constitua no nível mais básico de determinação, não significa que seja o nível mais imediato.

O BOPE é caracterizado como um grupo funcional porque pratica o ato da ação, impondo a ordem, já que faz parte da jurisdição, trata-se do agrupamento de pessoas com base em suas habilidades e conhecimentos ou na utilização de recursos similares para aumentar a efetividade da organização no alcance de seu principal objetivo. Assim vão aumentando as habilidades e o conhecimento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com