TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Dengue 2009

Trabalho Universitário: Trabalho Dengue 2009. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE SOROCABA

TURMA - 1º SEMESTRE

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DENGUE

AGNALDO DE JESUS NOGUEIRA RA 3715673809

Ciclano Belal RA 0000011111

PROFª FABRICIA

SOROCABA

JANEIRO/201

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de uma proposta para a conscientização das pessoas a prevenção de combate a Dengue em nossa Sociedade, que contribua para uma mobilização de alunos juntamente com a Anhanguera com apoio da prefeitura de Sorocaba, cada aluno deste grupo esteve visitando residências com o objetivo de estar informando os moradores juntamente com um panfleto em mãos que contem algumas informações de prevenção a dengue e um questionário de perguntas sobre o caso.

Hoje em dia à uma necessidade de estamos envolvidos em desenvolver o lado de conscientização de cada pessoa, a estar cuidando deste assunto, que e interesse de todos, pois a Dengue esta sempre trazendo um grande risco. Em 2011 foi constatados vários casos de Dengue no Brasil, com algumas mortes, e estamos dando este passo fundamental, tanto para o desenvolvimento dos alunos que tem a oportunidade de serem voluntários em atividades sociais.

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVOS 5

JUSTIFICATIVA 6

INTRODUÇÃO

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos os, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. E chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações, o primeiro caso da doença aconteceu em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador na Bahia, reaparecendo em novo surto em 1792.

Para muitos e tipo do mosquito é desconhecio ou confundido com o pernilongo, esta foto pode dar uma real imagem do aegypti.

Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em 1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica. Já tivemos no Brasil os casos 1, 2, 3 e 4. O vírus tipo 4 que pode até matar não era registrado no País há 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima.

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é proporcionar ao aluno a possibilidade de disseminar conhecimentos de saúde pública a fim de prevenir à dengue. O projeto permite a atuação do aluno como agente comunitário contribuindo com informações sobre o controle e a prevenção da dengue por meio da conscientização de hábitos da população local

Tendo em vista a necessidade de estarmos eliminando os mosquitos transmissores da Dengue aonde em 2011 ouve vários casos até com mortes, este trabalho tem como o principal objetivo conscientizar aos moradores a importância de estarmos trabalhando juntos, e termos o habito de não deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com