TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do AVA

Ensaios: Trabalho Do AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A apresentadora Regina Casé, da tevê rede Globo, apresenta o programa chamado Esquenta, onde mostra a cultura do povo do gueto, que mora em diversas favelas espalhadas pelo Brasil.

Onde mostra principalmente a cultura do povo de cor negra ou parda que residem nas periferias, apresenta seus estilos de musicas, penteados, danças, crenças, costumes, etc.

A produção cultural televisiva no Brasil é boa, porém eles forçam muito e não retratam a realidade. A tevê por assinatura e a aberta praticamente são iguais porque enfatizam uma menor parte da população, enquanto a realidade é outra.

“Esquenta”, de Regina Casé.

O programa de TV chamado Esquenta apresentado pela apresentadora Regina Casé é um programa onde mostra diversas culturas no Brasil, é uma versão barulhenta e colorida cheia de velhos costumes, que em uma primeira impressão mostra uma grande festa da periferia, com gírias, danças e costumes de certas regiões do país, com pessoas de IDH baixo e criminalidade alta.

Vemos meninos contorcendo as articulações em performances de passinho, meninas com minissaia e micro vocabulário, rapazes negros com cabelos louros e óculos espelhados de cores berrantes rodando o salão felizes e eufóricos. A festa mistura samba, funk, estilo de vida despreocupado e despudorado, concurso de beleza, humor, artistas de novela, enfim, para usar um termo bem periférico, “tudo junto e misturado”.

O esquenta provavelmente é um dos canais abertos que tem o maior índice de negros do canal aberto.

O programa reforça a tese de que os negros são indivíduos suburbanos, subempregados, que vivem felizes por causa da dança, dos penteados e cortes de cabelo extravagantes, do remelexo e dos ritmos de musica da cultura de certa região .Mas se esquece de como é difícil a vida na favela, o preconceito e a discriminação.

Não são todos os negros que sabem sambar, pintam o cabelo de loiro, usam cordões, ficam gingando e falam em dialeto. Há muitos moços e moças de cor de pele negra que são de vários tipos de culturas diversas e não podem ser generalizados como o programa de tevê “esquenta” abrange esta tese.

Um outro ponto de vista falso que o programa mostra é sobre o funk, ou seja, mostra que nas favelas só tem meninas com short minúsculo, e com roupas vulgares exibindo seu corpo. Assim generalizando as meninas das favelas como vagabundas.

Regina Casé e seu programa parecem dizer aos jovens da periferia: “É isso mesmo, aprendam os passinhos e a rebolar até o chão, continuem com seu linguajar improprio, isso tudo é lindo, aqui é Brasil, tudo junto e misturado”.

Desta maneira o programa não educa o jovem que mora na favela, pois faz ao contrario, incentiva o jovem a ficar na mesma vida de sempre e nunca progredir.

Conclusão

Na minha opinião o programa retrata o povo do gueto como pessoas negras, de baixa educação, com gírias, cabelos extravagantes, que vivem dançando e são felizes e sorridentes a qualquer hora.

O programa não traz a realidade onde o povo da favela convive com muitas dificuldades como por exemplo: discriminação, não tem educação adequada, rede de esgotos passando perto das casas, barracos inadequados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com