TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Empresarial

Casos: Trabalho Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  4.801 Palavras (20 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 20

Atualmente, as organizações dependem cada vez mais de informações adequadas e que permitam a tomada de decisão eficaz. No entanto, nas empresas, é comum a falta de integração entre as áreas, o que dificulta sobremaneira a gestão empresarial. Tal fato pode ser observado, inclusive, entre a Contabilidade e as demais áreas da instituição, principalmente no nível estratégico, ou seja, a informação contábil é pouco utilizada pelo tomador de decisão.

Por vezes, a responsabilidade dessa situação é decorrente da própria atuação da área contábil, quando se preocupada mais com os aspectos fiscais que com a gestão organizacional. Por outro lado, não se pode deixar de considerar a responsabilidade da administração da empresa sobre a pouca utilização da informação contábil na tomada de decisão visto que, por muitas vezes, existe o desconhecimento, por parte do gestor, do potencial dos sistemas contábeis e econômicos.

O presente artigo visa, de forma resumida e sem esgotar a discussão, mostrar a importância da integração entre as atividades de administração , contabilidade e econômia, a partir da informação e dos respectivos sistemas – gerencial, contábil e econômico – podendo ser a área de controladoria um espaço importante para tal integração. Inicialmente, vale destacar alguns aspectos que envolvem as atividades de administração , contabilidade e economia.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1Planejamento

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

“Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” ( KAWASNICKA, 1995, P.169).

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis : estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executados pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

2.2 Organização

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. E a forma de visualizarmos essas relações é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização.

Através do organograma é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação necessários para o bom relacionamento do todo. Ele reflete as relações formais existentes na empresa.

2.3 Direção

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido.

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

2.4 Controle

O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejamento com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

3 PATRIMÔNIO

Ao recorrer ao dicionário (FERREIRA, 1994, p. 488) as primeiras definições para patrimônio são: “Herança paterna. Bens de família.” Mais adiante define como direito: “Aparte jurídica e material da azienda.”

O Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2006, p. 19) no apêndice à resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo. No aspecto qualitativo.

[...] entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, maquinas, estoques de matérias ou de mercadorias, etc. [Por outro lado, o aspecto quantitativo] [...] refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor.

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio ( recursos ) necessário para s realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

4 FONTES DE RECURSOS

Para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para se instalar, máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revela, na verdade, a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com