TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo Contabeis

Trabalho Universitário: Trabalho Grupo Contabeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 4

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Conceitos: O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para

determinado exercício.

1. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores

em termos de metas a serem alcançadas.

2. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período.

3. Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus

gestores.

4. Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano.

5. Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à

participação nas definições estruturais:

− top-down, ou seja, de cima para baixo

− bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou a mistura dessas

duas abordagens.

ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Para conhecer o que é orçamento flexível, primeiro precisamos entender o que é orçamento estático. O orçamento estático ou orçamento mestre é o mais comum, com ele elaboram-se as peças orçamentárias a partir da fixação de determinados volumes de produção ou vendas.

Esses volumes são os que determinarão o volume das demais atividades e setores da empresa.

O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias.

Caso a empresa, considere que tais volumes não serão atingidos, durante o período, parcela significativa das peças orçamentárias tende a perder seu valor para o processo de acompanhamento, controle e análise das variações, e também como base para projeções e simulações com os dados orçamentários.

Apesar de ser inflexível, esse tipo de orçamento é muito utilizado, principalmente por

Grandes corporações. Pois as empresas estão separadas geograficamente por unidades, cada unidade faz seu orçamento e uniram-se todos os orçamentos a um só orçamento mestre.

Obviamente, quando os impactos de alterações de volumes em todas as unidades da corporação forem significativos, não há motivo para manter um orçamento estático, que não tenha validade para tomada de decisão.

Aí entra o orçamento flexível, pois como é formado de um conjunto de orçamentos Pode ser ajustado a qualquer nível de atividades.

O orçamento flexível é um orçamento que se ajusta para mudanças, ou seja, feito para acompanhar e corrigir determinadas variações quer sejam no volume das vendas ou outras atividades direcionadas ao custo, permitindo maior controle e poder de decisão sendo possível tomar medidas corretivas conforme ocorre às variações no período orçado.

De modo que o orçamento serve apenas como uma previsão para o futuro, pois variações podem ocorrer, a medida que, o custo padrão calculado no orçamento como custo por unidade ou determinada quantidade de unidades, sendo portanto o custo planejado de um produto.

Se caso ocorrer aumento no preço de um produto ou na quantidade de produtos fabricados, isso interfere diretamente no resultado quando comparado o orçamento previsto com o que foi realizado no período.

Os custos ainda podem ser fixos ou variáveis. Os custos fixos são os que mais interferem no resultado, pois quanto maior o volume de vendas, ou produção maior será o lucro, pois o custo fixo continuará o mesmo, consequentemente irá influenciar no resultado do período.

Custos variáveis é o custo unitário para cada produto fabricado, ou seja, esse custo é representativo do produto no orçamento.

A ideia de Orçamento Flexível ajuda os administradores a explicar por que o orçamento não foi cumprido. As variações são, comumente, segregadas em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de desempenho no consumo dos recursos ou de preços de aquisição dos recursos. Na prática, os fatores de eficiência são mais importantes porque estão mais sujeitos a uma influência direta da administração que os preços de materiais e da mão-de-obra.

De modo que, existe uma semelhança de orientação no controle de todos os custos considerados variáveis. A variação de preço é a diferença de preço multiplicada pela quantidade efetiva. A variação de eficiência é a diferença de quantidade multiplicada pelo preço padrão.

No entanto, as variações, levantam questões; mas não dão respostas. Já as ações provenientes da análise e acompanhamento das variações são, então, as chaves do êxito do desempenho da gestão. As variações dão indícios, reforçam a memória e abrem caminhos pertinentes para investigação pelos gestores. Se os gestores não fizerem coisa alguma com as variações, das duas, uma: ou o sistema estará precisando de uma revisão, ou os gestores estarão precisando tomar conhecimento e ser convencidos dos benefícios que podem ser conseguidos com uma análise cuidadosa das variações.

A análise das variações está sujeita ao mesmo teste de custo-benefício que outras fases de um sistema de informações. A decisão de investigar ou não uma variação depende dos benefícios líquidos esperados.

De modo que o orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »